Cadastro de Alunos no Prodesp será feito nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação, através do Setor de Cadastro de Alunos, realizou no período de 3 a 7 de julho, uma capacitação aos gestores e recém-contratados auxiliares de escritórios para as unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental da rede municipal e também funcionários das escolas de educação infantil, particulares e conveniadas.  A atividade é referente ao cadastro de alunos na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

O objetivo é a descentralização da digitação dos alunos matriculados nessas unidades escolares,  que era realizado pelo  Setor de Cadastro de Alunos da  Secretaria Municipal de Educação desde 1995 e que passará a ser feito nas próprias unidades escolares.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira (foto), com a contratação desses funcionários e a implantação da internet em todas as unidades escolares, este trabalho passará a ser realizado nas próprias unidades escolares, mas continuarão a receber suporte e orientações necessárias pelo Setor de Cadastro da Secretaria. O Sistema Educacenso de toda a rede continuará a ser realizado pelo Cadastro Escolar.

“A Secretaria Municipal de Educação tem contribuído para que haja maior inovação nas escolas. Com a descentralização da digitação dos alunos para as escolas, a unidades escolares ficarão com possibilidade de atualizar os dados de demanda com mais brevidade. Essa ação só vem sendo possível pois contratamos auxiliares de escritório e os capacitamos para essa função”, explica Alessandra.

“Os gestores são responsáveis diretos por seu atendimento e essa inovação os deixará com a informação nas mãos para decidir sobre sua demanda”, conclui a secretária.

 

Cadastro de Alunos

 

Criado em 31 de agosto de 1995, por meio do decreto nº 40.290, é um dos pilares do Programa de Modernização Tecnológica e Informatização da Secretaria de Estado da Educação – SEE. Sua concepção e implementação foram o ponto de partida para a reestruturação do Sistema de Informações da SEE.

O sistema registra dados de alunos, classes e matrículas da Educação Básica e Profissional de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo, de forma on line, em tempo real.

Armazena o registro individualizado do aluno por meio do RA – Registro do Aluno, apresentando os dados pessoais de identificação e disponibilizando toda a trajetória escolar do estudante: os registros de matrículas, os níveis de ensino, série e classe/turma frequentados, o resultado final do desempenho a cada ano ou período letivo. Essa base de dados possibilita o estudo evolutivo da vida escolar do aluno nos diferentes níveis de ensino até a conclusão da Educação Básica.

O Sistema de Cadastro de Alunos é a ferramenta que possibilita a execução dos Programas de Matrícula Antecipada, permitindo o cruzamento de dados de oferta e demanda de vagas na rede pública de Educação Básica, propiciando a otimização do uso do espaço físico para a efetivação de matrículas nas escolas públicas estaduais e municipais.

O Sistema de Cadastro de Alunos é a principal fonte dos dados de matrícula para o Censo Escolar INEP/MEC e constitui a base de informações do número de matrículas registradas no levantamento anual do Censo Escolar das escolas públicas paulistas.