Braz Nogueira lança obra sobre CPI da Reforma Agrária

O Centro Cultural de Botucatu (CCB) realiza no próximo dia 21 de agosto, a partir da 19h30, o lançamento de uma obra que vem sendo preparada nos últimos 8 anos. Trata-se do inteiro teor da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Reforma Agrária, cujo relator foi o deputado federal botucatuense, nos anos 60, Braz de Assis Nogueira, hoje residente em São Paulo.

O lançamento contará com os dois primeiros volumes, abarcando os depoimentos, com apartes e considerações. Na ocasião os Institutos que aplicavam a legislação aprovada em novembro de 1964, chamada Estatuto da Terra estavam em crise, contestados por proprietários e políticos do Congresso Nacional, principalmente.

A obra foi transcrita do Diário Oficial da União (DOU) e os problemas relativos às formulações idiomáticas em inglês, quando não transcritas corretamente pelas estenógrafas ou linotipistas, foram resolvidas pacientemente com o uso de dicionário para que a obra fosse 100% fiel aos fatos.

“Vamos lançar o livro em Botucatu e enviá-lo às principais bibliotecas do país. Essa CPI, embora não fosse essa a intenção, fez uma análise pormenorizada de um Brasil rural que hoje não existe mais”, destacou o presidente do CCB e historiador, João Carlos Figueroa.

O trabalho de organização, revisão e consolidação das mudanças, foi feito pelo professor José Sergio Marques. As notas introdutórias do primeiro volume foram feitas por João Carlos Figueiroa e as notas do segundo volume, por Anthemo Feliciano.