Botucatuense foi classificado na Feira de Matemática

Foi apresentado trabalho de pesquisa, confecção de maquete, imagens nos ramos da engenharia, arquitetura, urbanismo e construção civil

 

Depois de se destacar na XVII FEMACRI – Feira de Matemática e Ciências Regional de Ituporanga, o seminarista botucatuense José Victor de Camargo Medeiros que cursa o terceiro ano do ensino médio, foi indicado para a Feira Estadual de Matemática, que aconteceu na cidade de Joinville, em Santa Catarina e conseguiu outro excelente resultado.

O botucatuense teve como parceiro outro seminarista, Moreira de Almeida, ambos alunos do Seminário São Francisco de Assis. Juntos apresentaram um trabalho de pesquisa, confecção de maquete, imagens ilustrativas e apresentação de cálculos comprobatórios, demonstrando a real importância da catenária no dia a dia, em especial nos ramos da engenharia, arquitetura, urbanismo, construção civil, entre outros.

Em matemática, a catenária descreve uma família de curvas planas semelhantes às que seriam geradas por uma corda suspensa pelas suas extremidades e sujeitas à ação da gravidade. Uma força aplicada em um ponto qualquer da curva a divide igualmente por todo material. Por isso é usada para a fabricação de materiais como o fundo das latas de refrigerante, iglus e túneis.

A Feira em Joinville reuniu cerca de 170 trabalhos, de todo o estado de Santa Catarina.  Trabalhos de ensino especial, ensino infantil, ensino fundamental séries final e inicial, ensino médio, e ensino superior.  Dos expositores 25 ganharam destaque com indicação para feira nacional de matemática, que acontecerá em setembro de 2016 em Salvador,  Bahia.

“Nosso trabalho trata sobre a catenária e sua importância no dia a dia. Para nós junto com nosso professor orientador, Vanderlei, foi uma grande surpresa, pois não imaginávamos que dentre 170 trabalhos o nosso seria escolhido. Foi uma surpresa muito agradável para nós e ainda não caiu a ficha, de que vamos para  Salvador ano que vem para apresentarmos lá nosso trabalho”, comentou José Victor.