Botucatu terá palestra sobre papel artesanal neste sábado (06)

atelie Será realizado neste sábado, 06, uma palestra sobre papel artesanal, com apresentação de vários tipos de papéis e seus usos. A palestrante será Renata Telles Bosquê, da empresa Moinho Brasil.

“É uma empresa que tem uma qualidade excelente de papéis artesanais. O papel artesanal é usado por artistas e profissionais de encadernação artística, para restauros e muitos outros tipos de trabalho”, disse ao Acontece a organizadora do evento, Isaura Bretan.

A palestra será realizada no Ateliê Coisas de Papel, na rua Rodrigues do Lago, 485, no centro de Botucatu, com duas turmas, uma pela manhã, das 9h00 às 12h30 e outra à tarde, das 14h30 às 18h00, com três horas e meia de duração por período. A participação é gratuita.

Palestrante

papelRenata Telles Bosquê é diretora-proprietária da Moinho Brasil. A partir de 1985, juntamente com Antônio Eduardo Bosquê (in memoria), engº agrônomo, funda a Moinho Brasil, Reciclagem de Resíduos Agrícolas, a primeira manufatura de papéis artesanais do país.

Iniciam pesquisa no campo da celulose virgem (alternativa) e agricultura integrada. Avançando em sua proposta de integrar agricultura e obtenção de celulose, a Moinho Brasil adquiriu conhecimento em recuperação de áreas degradadas – por meio de reflorestamento e recuperação de mananciais – tendo como decorrência a maximização da produção agrícola.

O Projeto OMIN, com sua proposta para organização de cooperativas de produção de celulose, foi uma consequência natural do trabalho. Por meio da capacitação de pequenos produtores e utilização de resíduos da agricultura local, é possível desenvolver um sistema que contribui para a geração de ganhos em regiões de baixa renda.

Hoje, enquanto participa do processo para obtenção do título de Notório Saber – a lhe ser concedido pela Universidade Federal de Brasília, UNB – Renata Telles aplica seus conhecimentos na elaboração de uma série de palestras com o intuito de informar, sensibilizar e conscientizar pessoas e empresas para a questão ambiental, pois “sem o cuidado com a educação e integração do homem, pouco poderá ser feito em relação ao meio ambiente”.

Na liderança do maior moinho de papéis artesanais da América Latina, ela produz papéis artesanais em larga escala e produtos derivados, atendendo os mercados gráfico, corporativo e de restauro, além dos artistas e artesãos interessados.

Programação

Palestra: Título: Moinho Brasil, um mar de papéis Duração: 30 minutos Perguntas e Respostas

Apresentação do Grupo Apresentação dos Papéis e seus diversos usos

Horário: das 9h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00 ( Três horas e meia por período )

Confirmar presença por telefone (14) 99798-8082 Atelier Coisas de Papel.