Botucatu se prepara para a segunda edição do Tomodati

Já foi definido! Botucatu receberá entre os dias 14, 15 e 16 de outubro, no Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”, a segunda edição do “Tomodati” – Festival Botucatuense de Cultura Japonesa. O evento é uma realização da Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Subsecretaria de Comércio e Serviços em parceria com a Associação Botucatuense de Cultura Japonesa (ABCJ).

Com o objetivo de conhecer novas ideias e aprimorar o evento, a comissão organizadora do evento, formada pelo secretário do prefeito, Marcos Aparício Cordeiro; pelo secretário Adjunto de Comércio e Serviços, Antonio Carlos Stein; e o vice-presidente da ABCJ, Minoru Sakate; visitou no mês de julho a 14ª edição do Festival do Japão realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

O evento promovido pela Federação das Associações de Províncias Japonesas do Brasil (Kenren) é considerado o maior festival de cultura japonesa do País e reuniu mais de 190 mil pessoas em três dias de festividades com shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições especiais e atividades para as crianças.

Durante a visita, os organizadores botucatuenses fizeram todos os contatos com as associações participantes do Festival do Japão, para que o “Tomodati 2011” seja também rico em atrações culturais e comidas típicas. De acordo com Marcos Aparício Cordeiro, o “Tomodati” 2011 ganhou um dia a mais em relação ao ano passado e contará com outras novidades.

“A praça de alimentação será maior e o evento também terá um espaço reservado para expositores onde a população poderá consumir produtos orientais”, adiantou Cordeiro. A expectativa é que passem pelo Espaço Cultural, durante o Festival, mais de dez mil pessoas”, prevê.