Botucatu receberá caravana de teatro no mês de abril

Botucatu recebe nos dias 6 e 7 de abril (sábado e domingo), o teatro móvel da Caravana “EmCena Brasil”. Com um contêiner e uma grande tenda adaptada na Praça “Professor Pedro Torres” (em frente ao Cardosinho), o projeto trará para a Cidade uma intensa programação que inclui oficinas, contações de histórias, apresentações de espetáculos teatrais para crianças e adultos, circo, show de música, sessão de cinema, entre outras atrações gratuitas.

O “EmCena Brasil” é realizado por meio da Lei de Incentivo Fiscal da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo via ProAc (Programa de Ação Cultural). Ele também conta com o apoio da Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Ao todo serão mais de 40 artistas e técnicos que desfilarão suas habilidades em dois dias de eventos. O excelente nível artístico e a interação com a plateia, presente em todas as apresentações, aliado ? tecnologia de luz e som, proporcionarão aos espectadores um excelente divertimento, num evento único, valorizando a cultura popular, o artista nacional e garantindo boas gargalhadas e um ótimo momento de lazer para toda a família.

{tam:25px}{n}Sobre o “EmCena Brasil” {/n}{/tam}

O Projeto “EmCena Brasil”, nos últimos cinco anos, já percorreu mais de 120 cidades em todo o País, atendendo a mais de 300 mil pessoas. Com uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema, 400 banquetas e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana apresenta uma variada programação a todos os presentes, sem distinção, com a mesma qualidade de salas convencionais de teatro.

A “Cia Abaréteatro” vem capitaneando o projeto desde 2007 e traz na programação seis renomados grupos de teatro, mamulengos, música e circo, os quais se apresentam com os seus principais espetáculos do repertório. Todos trazem na bagagem mais de 20 anos de experiência, além de um excelente currículo recheado de premiações, tanto nos principais centros culturais do País, como nos mais importantes Festivais de Teatro e Cultura nacionais e internacionais.

Segundo Orlando Moreno, criador e idealizador do “EmCena”, esses últimos anos de circulação nas mais variadas regiões, de norte a sul do Brasil, foram muito gratificantes, tanto para adquirir experiência como para aprender com a cultura de cada localidade.

“Depois de milhares de quilômetros rodados nós estamos, de fato, levando a cultura onde o povo está. E o mais importante é que estamos consolidando o projeto como uma arena de congraçamento, de confraternização, num reencontro do povo com sua própria cultura, numa mostra efetiva de que ao contrário do que dizem, todos adoram o bom teatro, a boa música e apreciam a arte como um todo participando ativamente. Crianças e adultos se divertem com o gracejo do palhaço, se emocionam com a história bem contada e, como gente grande, sem pudor e nem preconceito, são capazes de reviver a criança que existe dentro de cada um. E ao final, agradecidos retribuem aplaudindo entusiasticamente todos os artistas”, conclui Moreno.

{n}{tam:25px}Programação completa {/tam}

Dia 06 de abril – sábado {/n}

15 horas – Contação de Histórias – Pedro Pedroca Catimbirimboca – Cia Mão Livre
16 horas – Oficina de Confecção de Desenho e plantio de sementes – Cia Mão Livre
17 horas – Teatro para crianças – Boi Viramundo – Cia Abaréteatro
19 horas – Espetáculo de Mamulengo – As Folias no Terreiro do Seu Mané Pacaru – Mamulengo da Folia
20 horas – Sessão de Cinema – Cine Curta Brasil
21 horas – Espetáculo para Adultos – A Noiva do Defunto – Cia Andaime Unimep

{n}Dia 07 de abril – domingo {/n}

15 horas – Contação de histórias – O Mosquito Faniaquito do Siricutico – Cia Mão Livre
16 horas – Oficina e Atividades na Gibiteca e Biblioteca – Confecção de boneco de luva – Cia Mão Livre
17 horas – Teatro para crianças – Faz de Conta Que Tem História – Cia Abaréteatro
19 horas – Convidado Local / Show Musical
20 horas – Espetáculo Circense – Versão Brasileira – Los Circo Los (Campinas)