Botucatu recebe o Circuito Sesc de Artes em maio

Já foram divulgadas as atrações do Circuito Sesc de Artes 2015 que passará por Botucatu no mês de maio.  Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura,  receberá o Circuito dia 2 de maio, a partir das 17 horas, na Praça Pedro Torres. Ele contará com atrações gratuitas de teatro, música, circo, dança, cinema, literatura, artes visuais e artemídia.

Um dos destaques é a apresentação do projeto “Samba de Baú convida Tereza Gama”. Fundado em março de 2005, ele surgiu da observação de alguns fatores do cotidiano de convivência onde há muitos sambas comerciais e poucos sambas de raiz que levam cultura aos frequentadores. Com sua voz contralto, Tereza Gama mostra onde está e ao que veio. No final dos anos 80, com o marido Clóvis, começou a cantar em rodas de samba dos bares de São Paulo.

Também passará pela praça o espetáculo de dança “Gestos Sonoros” do grupo Bloco Sonoro. A apresentação traz uma performance de ocupação de espaços não convencionais em que, por meio da improvisação em dança e música brasileira, realiza-se uma leitura corporal e sonora do lugar valendo-se da arquitetura, sons e do fluxo cotidiano do ambiente.

A Cia. Lona de Retalhos levará para o público presente o espetáculo “Otelo e a Loira de Veneza”. Já o Teatro de Anônimo traz a apresentação de circo “Intermezzo” que tem base na clássica arte da palhaçaria, dos saltimbancos que estruturam seu fazer a partir da variedade de habilidades e números atemporais, com forte comunicação e que aproxima o público instaurando um clima de festa coletiva.

O Circuito Sesc ainda trará “Formas Corporais – Glitch” uma vídeo instalação interativa que tem a intenção de alçar um processo reflexivo, criativo, empírico, e não menos divertido, sobre as relações poéticas entre corpo e máquina.

Também terá a “Ocupação Literária – Leve Livro” que é uma intervenção cênica-literária em espaços públicos ou de livre acesso para a troca de livros e conversas. A biblioteca é uma estante construída com materiais reutilizados, com rodízios para ser movimenta pela área, e com um acervo de cerca de 150 livros para serem trocados. Na oportunidade a população poderá doar um livro e levar outro em troca. 

O secretário de Cultura, Osni Ribeiro, enfatiza que é uma grande alegria Botucatu receber mais um ano o Circuito Sesc. “Este evento possui o diferencial de reunir, em um só palco, uma grande variedade de linguagens culturais. Só tenho a agradecer mais uma vez ao Sincomércio e o Sesc pela parceria de mais ano com a vinda do Circuito Sesc de Artes para a Cidade”, destaca.

A programação que será realizada em Botucatu faz parte do “Roteiro 2” do Circuito Sesc, que passará também pelas cidades de Ourinhos e Garça. Em 2015, o Circuito Sesc de Artes percorrerá 108 municípios paulistas, com diversas atrações para toda a família.