Botucatu recebe a Orquestra Sinfônica de São Paulo

No mês de setembro, músicos e profissionais da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) percorrerão diferentes regiões do Estado de São Paulo com o projeto que promove gratuitamente concertos, aulas de história da música e oficinas de instrumentos, e já atingiu um público de mais de 280 mil pessoas. Botucatu foi incluída no roteiro.

A partir da ideia básica de que a Osesp poderia – além de promover apresentações musicais – ter um papel fundamental no processo de difusão cultural e de democratização da música clássica, a Fundação Osesp criou, em 2008, a turnê Osesp Itinerante – um programa que percorre as mais diversas cidades do interior e inclui uma série de atividades musicais gratuitas, na expectativa de atingir um público que dificilmente teria acesso aos concertos da orquestra, na Sala São Paulo.

Antes concentrado em um único mês, o projeto ganhou novos contornos, passou a incluir também outras regiões da capital paulista e, em 2014, teve suas atividades iniciadas desde fevereiro. Em abril, o Coro da Osesp fez rodadas de concertos e, em julho, contou com a apresentação aberta da Osesp, no Parque da Independência, em São Paulo.

A Osesp estará em Botucatu entre os dias 24 a 26 de setembro para concertos, oficinas (metais, sopro e cordas) e curso de apreciação musical a serem realizados no Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci, na Praça Coronel Moura, 27, Centro.

Serão necessárias inscrições apenas para oficinas de instrumentos e curso de Apreciação Musical. Os interessados devem acessar o site www.osesp.art.br/itinerante para garantir seu lugar. Havendo disponibilidade de vagas as inscrições também poderão ser feitas no local do curso antes do início da atividade. As inscrições são abertas nas semanas que antecedem a visita a cada cidade. Para as apresentações musicais há a distribuição de ingressos que, normalmente, fica a critério do local onde acontece o evento, de acordo com a capacidade dos locais.