Botucatu inaugura o Cine Janelas no Espaço Cultural

O Espaço Cultural – Dr. Antonio Gabriel Marão, em Botucatu, conta desde o último sábado (24) com o Cine Janelas. Trata-se de um espaço totalmente adaptado e equipado para recriar em ambientes públicos a arte e magia do cinema, de forma permanente. O projeto, concebido pela Rede Educare, tem patrocínio da Duratex, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo), e apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

O Janelas conta com acervo de 273 filmes em formato DVD (todos licenciados para exibição), incluindo títulos educativos, animações, documentários, clássicos e lançamentos do cinema mundial, além de um projetor multimídia de 5 mil lúmens, sonorização de cinema, suportes de cabeamentos, telão e adequação de incidência de luminosidade. São mais de 80 lugares (incluindo cadeiras, poltronas, “puffs” e espaço para pessoas com deficiência física) que proporcionam um ambiente mais aconchegante e intimista.

A iniciativa tem como objetivo o fomento do cinema e do resgate de ambientes públicos de socialização, além de promover o contato das comunidades com obras cinematográficas disponíveis em grandes centros urbanos. Em Botucatu, o Cine Janelas já inaugurou com exibições de filmes e curtas metragens dentro da programação da Virada Cultural Paulista, realizada no último fim de semana.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Osni Ribeiro, será montada uma programação para a utilização do local de forma dinâmica. “Queremos atrair públicos de todas as idades e que eles incorporem mais este equipamento na sua rotina de lazer e cultura. É um espaço único, que pouquíssimas cidades têm o privilégio de contar, e o melhor: tudo gratuito”, destaca.