Banda anti-bullying e drogas se apresenta no Municipal

A Banda de Rock EX4 com 13 anos de história que desde 2008 desenvolve em São Paulo Projetos Socioculturais estarão se apresentando no Teatro Municipal “Camilo Fernandez Dinucci” na nesta sexta-feira (17) a partir das 20 horas. Com mais de 222 eventos realizados, seus projetos atingiram um público estimado em 155.000 alunos e aborda a obrigatoriedade da música como matéria curricular nas escolas, inclusão social, cidadania, nacionalismo, anti-bullying e prevenção ao uso de drogas.

Apresentação faz parte do projeto musical  e cultural “Atitude, Diversão e Arte” voltado à necessidade de se fazer música com responsabilidade e consciência sociocultural, com enfoque na inclusão da música como matéria obrigatória nas escolas, respaldado pela Lei Federal n° 11.769/2008, que complementa a Lei n° 9394/96. 

Além destes atributos culturais, o projeto também apresenta um conteúdo cívico-pedagógico através da execução do Hino Nacional Brasileiro, tendo como base legal o disposto na Lei Federal n° 5700/51, alterada pela Lei Federal n° 12.031/09. O EX4 é a primeira banda de rock a ter a autorização para gravar o Hino Nacional na versão rock.

 

Oficinas

 

Durante cada evento é feita uma triagem juntamente com os professores de cada escola anfitriã, cujo objetivo principal é identificar alunos com facilidade e interesse no estudo de algum instrumento musical, preferencialmente os que eventualmente demonstram sua criatividade ou exercem liderança, influência de outros por sua facilidade de comunicação entre os demais. 

Na grande maioria dos casos, adolescentes e jovens com esta característica, por se sentirem incompreendidos ou até mesmo por comportamentos de rebeldia e indisciplina, comuns a esta faixa etária, ao se sentirem “acuados”, isolam-se ou exercem esta liderança de forma negativa, com o único intuito de atrair sobre si alguma atenção. Após esta triagem, estes alunos serão convidados a participar de outra atividade, a oficina “Música em Ação” ou “Orientação para formação de novos grupos musicais entre os estudantes”. 

Estas oficinas, ministradas para estudantes previamente selecionados terá como foco principal a orientação sobre o uso da música como ferramenta de socialização e autoestima, além de um workshop sobre formação de grupos musicais, independentemente do estilo musical escolhido, e explanação sobre as possibilidades que o mercado de trabalho oferece a um músico, já no âmbito profissional.

Este projeto é patrocinado pela Duratex através do Programa de Ação Cultural (ProAc) da Secretaria de Cultura de São Paulo e será realizado em Botucatu nesta quinta-feira (16) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

A partir das 16 horas os músicos da EX4 irão realizar um bate papo e uma oficina com os adolescentes e às 20h30 acontecerá um show aberto ao público em geral com a participação da banda botucatuense “Dublin”. Na oportunidade, também será realizado o sorteio de brindes e de uma guitarra autografada pela banda para os participantes do evento.