Atividades marcam a Semana da Consciência Negra

Foto – Divulgação

O público poderá conferir apresentações culturais, exposição fotográfica, atividades esportivas e homenagens diversas

 

A influência e a contribuição da cultura negra para a formação da identidade cultural do Brasil será comemorada com uma série de atividades durante a Semana da Consciência Negra, promovida pela Secretaria Municipal de Políticas de Inclusão da Prefeitura de Botucatu e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

O público poderá conferir apresentações culturais, exposição fotográfica, atividades esportivas e homenagens diversas. A Semana da Consciência Negra é realizada anualmente para celebrar o Dia da Consciência Negra (dia 20 de novembro), em memória à Zumbi dos Palmares, grande herói na luta do movimento antiescravista.

“Nos últimos anos obtivemos diversos avanços sociais que demonstram a opção da população pela construção de uma sociedade mais igualitária. Entretanto, no que diz respeito à questão racial, precisamos evoluir muito. Infelizmente os números refletem uma realidade desigual. A Semana da Consciência Negra representa um momento essencial para a valorização da cultura negra, nossa formação e também para refletirmos sobre as ações necessárias para a promoção da igualdade racial em todos os espaços da sociedade”, reforça o secretário municipal de Políticas de Inclusão, Paulo Malagutte. 

“É motivo de satisfação e de muita responsabilidade chegarmos a mais uma Semana da Consciência Negra em Botucatu. Uma ação que reafirma as ações promovidas pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial e que reforça iniciativas promovidas por diversos parceiros em defesa de uma cidade que busca a promoção da igualdade. A Semana da Consciência Negra reforça em todos nós o desejo de construirmos uma sociedade onde todos sejam julgados pelos seus atos e não pela sua raça”, argumenta Roberta Pires de Campos, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

 

Jogos da Igualdade

A programação da Semana da Consciência Negra em Botucatu inicia nesta terça-feira (17) com a cerimônia de abertura da quarta edição dos Jogos da Igualdade, marcada para as 19h30 no Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci. O evento tem caráter competitivo e inclui as modalidades de Basquete 3, Street Dance, Capoeira e Hip Hop, que serão promovidas na Praça da Juventude, na quarta e quinta-feira (dias 18 e 19), das 14h30 às 17h30. 

O encerramento dos Jogos da Igualdade está agendado para o dia 19, a partir das 19h30, no Teatro Gino Carbonari. Na oportunidade haverá apresentações artísticas de diversas áreas e também a entrega do "Prêmio Ação Afirmativa 2015" em reconhecimento ao papel de personalidades na luta contra as diferenças e na promoção da igualdade racial nos mais diversos setores da sociedade.

O público alvo dos Jogos da Igualdade são crianças e jovens estudantes, de 11 a 17 anos, da rede de ensino municipal, estadual, particular e usuários dos projetos socioeducativos do Município. O principal objetivo dele é promover a consciência da igualdade entre as pessoas, além dos princípios de convivência saudável, sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito em razão da raça ou cor de pele. O tema deste ano dos jogos é “Igualdade sem Fronteiras”. O evento é organizado pela empresa Gospop.

 

Homenagem

No sábado (21), às 9h30, na Praça do Abolicionista, haverá uma homenagem ao promotor Dr. Antônio Bento de Souza e Castro, residente e titular da Promotoria Pública de Botucatu no período de 1869 a 1870. Ele foi personagem reconhecido pela luta contra a escravidão. Também foi o principal organizador do Quilombo do Jabaquara, localizado em Santos, para onde foram levados milhares de escravos fugidos das fazendas de São Paulo.

 

Arte de Rua

A Semana da Consciência Negra em Botucatu termina no domingo (22) com a realização do evento Arte de Rua, que acontecerá na Praça da Juventude, das 13 às 18 horas. A iniciativa busca valorizar as expressões artísticas e esportivas como música, skate, capoeira, malabares, bike, grafite, exposições fotográficas, sound systen e dança. O evento recebe apoio da Prefeitura de Botucatu, através das Secretarias de Cultura, Esporte e Politicas de Inclusão, além do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.