Assistência e Fundo Social realizam 1ª Mostra de Economia Solidária

O Salão Padre Anchieta (antigo Seminário), foi utilizado pela Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, para realização da primeira Mostra de Economia Solidária de Botucatu. O evento teve como objetivo fortalecer os grupos de geração de renda, expor e comercializar os produtos produzidos no nosso Município.

Foram expostos na Mostra produtos elaborados e criados artesanalmente por grupos das diversas comunidades da Cidade, que refletem e discutem a Economia Solidária. Além dos produtos desenvolvidos pelos grupos de geração de renda e inclusão produtiva, o evento contou também com atividades culturais durante todo o dia, onde foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos projetos socioeducativos do Município.

A Economia Solidária tem sido trabalhada em Botucatu com o objetivo de apresentar para os diversos grupos locais uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social.

“Esta é a primeira exposição da oficina de costura do Criadores Solidários do Fundo Social de Solidariedade. Cantamos hoje com 12 mulheres expondo seus trabalhos aqui na feira. O Fundo tem um projeto de montar uma loja para que estas artesãs da Cidade exponham seus trabalhos sempre”, conta Rachel Cury, presidente do Fundo Social.

De acordo com Ana Carolina Oliveira, psicóloga da Assistência Social, foram realizados quatro encontros onde foram discutidos o fortalecimento da economia no Município. “Esta primeira Mostra é para dar continuidade aos encontros”, disse.

{n}O que é Economia Solidária?{/n}

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

Nela, homens e mulheres são respeitados em suas diferenças. Não cabe reprodução de preconceitos de qualquer natureza. Portanto, a relação é de cooperação, solidariedade e respeito entre todos e todas.

Fonte e fotos: Secretaria de Cominicação