Artista plástica Tize expõe obras no Museu do Café

Tize participa de exposições coletivas diversas mostrando seu trabalho em  pintura, desenho e vídeos-instalação que expressam uma visão da arte como prática zen-budista

 

A artista plástica Ana Beatriz Barroso, conhecida como Tize,  traz para o Museu do Café, da Fazenda Lageado,  a exposição “Convite Para o Olhar”.  A Mostra está aberta para visitação pública até 12 de dezembro, das 8 às 17 horas (de segunda a sexta-feira) e das 12 às 17 (sábados,  domingos e feriados). A curadoria é de Oscar D´Ambrósio, com produção cultural de José Eduardo Candeias.

Tize é professora da Universidade de Brasília, graduada (1995) e doutora (2008) em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, onde desenvolveu interesse por fotografia, cinema e poesia. Mas sua formação artística se deu mesmo no período intermediário, durante seu mestrado em arte e tecnologia da imagem que começou a se dedicar mais diretamente à arte.

Desde então tem participado de exposições coletivas e realizado algumas individuais. Ana Beatriz pinta, desenha e faz vídeos-instalação que expressam uma visão da arte como prática zen-budista. Assina suas obras com seu apelido de infância e juventude, Tize.

Seu estilo é marcado pelo uso intenso, livre e harmônico das cores, em uma pintura visceral e orgânica. Desde que sofreu um acidente vascular cerebral, em julho de 2013, tornou-se nadadora (medalhista nos 50 e 100 metros nado livre) e velejadora paraolímpica. Hoje em dia, além de pintar e desenhar dedica-se ao cultivo de hortaliças, frutas e raízes orgânicas, no quintal de sua própria casa.