Arte e Convívio apresenta “Mutum” de Guimarães Rosa

Nesta quarta (13) o Cineclube do Ponto de Cultura da Associação Arte e Convívio exibirá o longa-metragem brasileiro “Mutum”, de Sandra Kogut, adaptado da obra “Campo Geral” de Guimarães Rosa. A sessão de cinema terá início ? s 18 horas, sendo aberta a toda a população sem necessidade de inscrições prévias.

A exibição do filme faz parte do ciclo “Literatura Nacional”, o qual lança um olhar sobre a recente produção cinematográfica nacional, que aceitou o desafio de transpor a linguagem escrita para a linguagem audiovisual, levando ? s telas obras de autores brasileiros consagrados. Este ciclo é promovido pela Arte e Convívio durante o mês de junho e tem como convidado especial o diretor e dramaturgo Robert Coelho.

Mutum é um local isolado do sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem apenas 10 anos e, juntamente com seu irmão e único amigo Felipe, é obrigado a enxergar o nebuloso mundo dos adultos, com suas traições, violências e silêncios.

Ponto de Cultura é a ação principal de um programa do Ministério da Cultura, chamado Cultura Viva, concebido como uma rede orgânica de gestão, agitação e criação cultural. É realizado em parceria com a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Cultura.

Esta ação não trabalha a criação de projetos, mas a potencialização de iniciativas culturais já existentes. Em alguns casos pode ser a adequação do espaço físico, em outros, a compra de equipamentos ou, como a maioria, a realização de cursos, oficinas culturais e produção contínua de linguagens artísticas como música, dança, teatro, cinema, capoeira, entre outras.

Os projetos selecionados funcionam como instrumento de pulsão e articulação de ações já existentes nas comunidades, contribuindo para a inclusão social e a construção da cidadania, seja por meio da geração de emprego e renda ou do fortalecimento das identidades culturais.

O programa repassará a cada Ponto de Cultura R$ 180 mil em três anos. Botucatu foi contemplada com seis pontos de cultura sendo eles: Associação do Bem Estar – Abem / “Biblioteca Abem”; Associação Arte e Convívio / “Fortalecer para Crescer – A Arte do Encontro”; Associação Teatral Notívagos Burlescos / “Espaço dos Notívagos”; Núcleo Assistencial Joanna de Angelis / “Musicalizando”; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Botucatu – Apae / “Abayomi” ; Movimento Teatral de Botucatu / “RamificAÇÃO”.

{n}Programação de junho{/n}

Dia 13, ? s 18 horas:
Mutum (Sandra Kogut, drama, 2007)
Adaptado da obra “Campo Geral”, de Guimarães Rosa

Dia 20, ? s 18 horas:
Quincas Berro D’Água (Sérgio Machado, comédia, 2010)
Adaptado do livro “A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água”, de Jorge Amado

Dia 27, ? s 18 horas:
Morte e Vida Severina (Miguel Falcão, animação, 2008)
Adaptado da obra “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto

{n}Serviço{/n}
Equipe Arte e Convívio
Rua Prefeito Tonico de Barros, 621 – Centro
Horário de funcionamento: de segunda ? sexta, das 9 ? s 17 horas
Telefone: 3882-7087