Amigos da Fazenda Lageado irão receber Certificados; Acontece Botucatu é parceiro há 5 anos

museuMantendo a tradição que teve inicio em 2006, portanto há 10 anos, no próximo dia 29 será realizada a reunião para a entrega dos Certificados para “Empresa Amiga”, “Instituição” e “pessoas físicas” que, de alguma maneira, colaboraram com o “Núcleo de Conservação e Proteção do Patrimônio Histórico da Fazenda Lageado”.

Este ano serão homenageados os benfeitores referente aos anos de 2014 e 2015. Serão 33 empresas, de diversos segmentos, 2 Instituições e 44 pessoas físicas, sendo 18 referente ao ano de 2014, e 26 referente ao ano de 2015. No caso das pessoas físicas que serão homenageados, a maioria são aquelas que por meio do projeto “Da Sua Casa para o Nosso Museu” doaram objetos para o acervo do Museu. Além disso, os artistas que expuseram seus trabalhos no Museu no ano de 2014 e 2015 também integram esse grupo.

candeias-site“Alguns desses parceiros estão apoiando esse importante projeto desde o início, portanto, são empresas especiais que acreditaram num sonho que foi apresentado no papel. Isso é gratificante, pois, grande parte deles investiram no crescimento de seus negócios nesse período, a exemplo do Museu do Café que a cada ano vem ampliando sua importância regional”, destacou o Coordenador do Núcleo José Eduardo Candeias.

Importante lembrar ainda que o prêmio possui três distinções. Aquele que apoia o Núcleo durante 3 anos consecutivos recebe seu certificado na distinção Bronze. Já para os que apoiam por 5 anos a distinção é prata, e finalmente aqueles que permanecem por 8 anos consecutivos passam para a distinção ouro. O evento também é a oportunidade para que esses empresários possam, num ambiente bastante agradável, acompanhar o desenvolvimento das ações desenvolvidas pelo Núcleo nos dois últimos anos.

O Portal Acontece Botucatu está entre os homenageados e vai receber o certificado prata, já que é uma “Empresa Amiga” da Fazenda Legeado há 5 anos, divulgando as ações da Área Histórica e incentivando as visitações ao Museu do Café.

Novos espaços

Em breve, além do espaço que é ocupado pela ASU, o Núcleo deve abrir mais espaços à visitação. Alguns desses espaços já eram abertos à visitação de grupos, com agendamento prévio. O que se pretende agora é que pelo menos um desses espaços passe a ficar aberto durante a semana para ser apreciado pelos visitantes.

Os outros deverão voltar a receber, num primeiro momento apenas a visita de grupos agendados. Isso é importante e somente será possível graças ao esforço de várias áreas que, atendendo a pedido do Coordenador do Núcleo, realizaram limpeza, e alguns serviços complementares nos respectivos prédios. No nosso próximo boletim traremos novidades nessa área.

Doação

 O Museu continua ampliando seu acervo por meio de doações. A Sra. Belmara Aparecida Camargo Bastos, moradora em Botucatu, por meio do projeto “Da Sua Casa para o Nosso Museu” doou um ferro de passar roupa à carvão, um rádio elétrico à válvula e uma panela de ferro. Os objetos pertenceram à bisavó (ferro de passar), a genitora (panela) e a avó (rádio) da doadora, todas já falecidas. Os objetos já estão expostos à visitação.

Com esse gesto a Sra. Belmara contribui para o enriquecimento do acervo do Museu e resgata não só a história dos objetos, mas da própria família. Esse projeto foi criado exatamente para atingir esse objetivo. É sabido que muitas pessoas acabam guardando em suas casas objetos de família, que com o passar do tempo, ficam esquecidos nos cantos.

Assim, existe a oportunidade de fazer com que esses objetos passem a ser apreciados por milhares de pessoas. Todos os objetos são identificados, e o doador passa a ser mais um “Amigo da Fazenda Lageado”. O Coordenador do Núcleo agradece a Sra. Belmara pelo gesto.