Alunos do Patrulha da Paz visitam a sede da GCM

Foram 30 turmas de alunos participantes do Programa Patrulha da Paz  2015, que conheceram as instalações  da  Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu. Nessa visita os alunos tiveram oportunidade de conhecer os serviços prestados pela instituição a população, além de tirar dúvidas e conhecer os equipamentos utilizados pelos agentes.
 
A visita inicia-se com uma palestra com os  guardas  do patrulhamento escolar, responsáveis pelo programa onde é apresentado os grupamentos  e quais são suas respectivas funções. Os agentes ressaltam que a segurança pública não é apenas uma questão punitiva imediata e sim de várias ações sociais que culminam na segurança do cidadão (combate a dengue, fiscalizações, projetos educativos, programas sociais, dentre outros).
 
Após a palestra são mostrados aos alunos os equipamentos de segurança individual dos agentes, para que as duvidas sejam sanadas. Para finalizar os alunos conhecem o pátio das viaturas da Guarda e visitam a Central de Monitoramento e telefonia onde é abordado a questão do  “trote” e o quanto ele atrapalha os serviços  de emergência.
 
A visita faz parte da grade do curso de Patrulheiro da Paz, desenvolvido em 12 escolas do Município. Este ano estão sendo assistidos diretamente 850 crianças, que além da visita a guarda tem como matéria, pequenos acidentes domésticos, cidadania e civismo, perigo das drogas e trânsito seguro.  Esse ano o Programa completa 6 anos com mais de 4.000 "patrulheirinhos" formados.