Alunos do Cepra/Unifac são formados pelo PROERD

Fotos: Valéria Cuter

 

Essa terça-feira foi bastante especial para os alunos do 5º  ano do Ensino Fundamental I do Colégio Cepra/Unifac, que se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD). Evento aconteceu nas dependências da Unifac onde os alunos receberam o certificado de conclusão de curso.

Formatura contou com a presença  do comandante da 1ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), de Botucatu, capitão Alexander Cagliari, delegado da Delegada de Investigações Gerais (DIG) Celso Olindo, familiares dos alunos, professoras,  diretora Maria Ivete Lorenzetti Casini e a coordenadora  Adriana Ramos, entre outras. O instrutor que ministrou o curso foi o soldado Pontes.

“Essa é uma especial preocupação do comandante do 12º BPM-I  que é garantir que o grau de segurança obtido atualmente na região possa perdurar e reduzir, através de medidas de prevenção primária, em especial com os jovens”, colocou Pontes.

O que é PROERD

Desde 1998 a Polícia Militar (PM) vem desenvolvendo o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), nas escolas do Estado, através de policiais militares voluntários.

O PROERD é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que foi desenvolvido em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo 60 mil policiais. Os Estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo, sendo iniciado no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1998, com a formação de duas turmas de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Piratini, em 15 julho do mesmo ano.

Atualmente a Brigada Militar conta com 551 Instrutores Policiais Militares voluntários, que foram preparados para desenvolver o trabalho de prevenção nas escolas e também na comunidade envolvendo pais, professores, alunos e comunidade. Esses Policiais Militares atendem alunos das escolas estaduais, municipais e privadas do Estado.

O programa já foi desenvolvido em 451 municípios, desde sua implantação em 15 de julho de 1998, o PROERD já formou 539.282 mil alunos das Escolas da rede pública e privada do Estado. Os policiais militares desenvolvem um trabalho educativo de Prevenção, de forma voluntária, pois além de suas atividades de policiamento, contribuem semanalmente com parte de seu tempo, na busca da construção de um futuro melhor, principalmente, para nossas crianças.