Alunos de Turismo Rural visitam fazenda em Itu

Os alunos do curso de Turismo Rural de Botucatu realizaram uma visita à Fazenda do Chocolate, em Itu. Ação teve como objetivo conhecer a fazenda histórica de aproximadamente 200 anos, e que há 20 já atua na área de turismo rural.

Na chegada os visitantes de Botucatu foram recebidos com um almoço tipicamente caipira. Logo após foram levados pelos monitores qualificados para conhecer toda a propriedade, inclusive o local onde são fabricados os famosos chocolates da fazenda. No final da visita os alunos também foram convidados a degustar um café colonial.

Na visão a instrutora do curso, Luciana Alho, a visita técnica à Fazenda do Chocolate veio a somar com as informações já obtidas em sala de aula e mostrou a importância da qualidade no atendimento, limpeza, organização e alimentação em um estabelecimento que une o trabalho e o turismo rural.

“Alguns alunos têm o intuito de abrir em suas propriedades um negócio no ramo de alimentação e visitas monitoradas. Portanto essa visita para eles foi fundamental, pois a fazenda é referência nesta área”, explica.

O curso de Turismo Rural é realizado em Botucatu desde 2008 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) via Sindicato Rural de Botucatu e conta com apoio da Prefeitura de Botucatu, por meio da Subsecretaria de Turismo. Nestes anos o curso já formou mais de 150 pessoas. Ele busca ampliar o olhar sobre a propriedade rural, gerar oportunidades de negócio e valorizar a cultura local.