Alunos de Medicina fazem estágio optativo na China

Dois estudantes da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) realizaram, entre os meses de março e abril, um intercâmbio de três semanas na China. Lauro Ferreira Gonçalves e Maurício Martins Chaoul, ambos do 5º ano do curso de Medicina, realizaram atividades acadêmicas no Shanghai East Hospital, vinculado à Tongji University.

Essa foi a primeira vez que alunos da FMB realizam intercâmbio na China durante o estágio optativo do 5º ano. Em 2014, mais de um terço dos estudantes desse mesmo nível da graduação em Medicina passarão pela mesma experiência no exterior por intermédio do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da FMB/Unesp.

Lauro e Maurício escolheram como especialidade para estágio a “Medicina Tradicional Chinesa”, com enfoque em técnicas de acupuntura e ainda um procedimento chamado Ventosa (semelhante à acupuntura, mas utiliza copos feitos de bambu). É utilizada para tratamento alternativo ou complementar de doenças como: hipertensão, paralisia facial, dores nas articulações e até obesidade.

“O povo chinês é bastante hospitaleiro, apesar de a língua ter sido um dos grandes desafios que enfrentamos. Mesmo assim foi uma experiência enriquecedora”, garante Lauro. “Xangai, por exemplo, é uma cidade super globalizada, onde é fácil de viver. A cultura é diferente, a comida também. Foi um aprendizado em todos os aspectos”, afirma Maurício.

Para que fossem escolhidos para esse intercâmbio, os estudantes tiveram que comprovar domínio da língua inglesa e ainda possuir bom histórico escolar. O estágio dos alunos da FMB só foi possível graças a uma parceria entre a instituição, por meio da professora Silke Anna Theresa Weber, coordenadora do ERI, e a Tongji University. Os entendimentos tiveram início durante um congresso sobre educação médica e globalização realizado no ano passado, pela Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU) de Munique, da Alemanha. O evento aconteceu em abril, em Veneza-Itália.

Vale lembrar que os estágios envolvendo alunos da FMB têm sido realizados em renomadas universidades como Universidade de Regensburg e Ludwig Maximillians University (LMU) – Alemanha; Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa  – Portugal; Universidade Lille 2  – França; Università di Roma La Sapienza – Itália; Cornell University e Johns Hopkins University – Estados Unidos.

Da Assessoria