Alunos da Unifac são destaque em Congresso Científico

Maiara Alessa Neves Marques, sob a orientação da professora Priscila Sales Picoli fez jus ao prêmio de melhor trabalho na área de Ciências Sociais Aplicadas e também o melhor trabalho de todo o congresso

 

Dezesseis alunos das Faculdades Integradas de Botucatu – Unifac,  mostraram que estão preparados para concorrer entre os melhores pesquisadores do País. Ao participarem do 15º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) conseguiram posições de destaque. O Evento é promovido anualmente pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior de São Paulo).

Maiara Alessa Neves Marques, sob a orientação da Professora Priscila Sales Picoli fez jus ao prêmio de melhor trabalho na área de Ciências Sociais Aplicadas e também o melhor trabalho de todo o congresso.

Os alunos Elder Cândido de Mattos, Ana Paula Costa Gimenez e Lygia Gonçalves Adão, do Curso de Pedagogia, sob a orientação da Profa Elcy Dutra Calvi, se destacaram apresentando o trabalho “Os efeitos das brincadeiras pedagógicas no desenvolvimento físico, cognitivo e social de crianças de três escolas de Ensino Infantil no município de Botucatu”, trabalho este 4º colocado na área de Ciências Humanas e Sociais.

As alunas do Curso de Gestão de Recursos Humanos, Escarlet Matias Campos, Andressa Aparecida Braz e Stephanie Serra Moreira, se classificaram em 7º lugar na Área de Ciências Sociais Aplicadas, com o trabalho: “Qualidade de vida, higiene e segurança do trabalho nas empresas de Botucatu e região, sob a ótica dos alunos do 5º e 7º semestres do curso de Administração de Empresas da UNIFAC – Botucatu”, sob a orientação da Profa. Jordana Mendes Vicentini.

Do curso de Educação Física apresentaram trabalho: Jéssica Marcelli de Aguiar Cunha, Luana Carreiro Aversa, Cristiane Ciati dos Santos, André Luiz Garcia Ferreira, Fábio Silvino da Silva.  De Serviço Social foram as seguintes: Renata Cristina Severino Pereira, Wellington Severino Alves Mamedes, Amanda Cristina Peres, Keila Patrícia Capuano, Maiara Alessa Nevis Marques. http://semesp1.tempsite.ws/semesp_beta/wp-content/uploads/2015/11/Classificacao_vinte_.pdf

 

O Evento

O 15° CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo este ano foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro, em parceira com a Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), em Ribeirão Preto.

Durante os dois dias do evento, o CONIC recebeu cerca de 3 mil alunos, das 237 IES, de 21 estados brasileiros. Foram apresentados 1.699 trabalhos, por 3.132 alunos, de 237 instituições de ensino superior de 21 estados da federação brasileira.

Cecília Anderlini, mantenedora da Unifac, que acompanhou a apresentação dos alunos durante o Conic, lembra que a instituição sempre buscou a excelência em seus cursos e oferecer oportunidades para os alunos. “Embora não tenhamos o compromisso com a pesquisa, por não sermos uma universidade, incentivamos a iniciação científica, pois assim o aluno fica preparado para realizar pesquisas com segurança, renovando seu conhecimento”, destaca. Ela enfatizou ter ficado bastante orgulhosa com o desempenho de seus alunos, já que foram “muito bem avaliados”. “Eles fazem parte de um grupo de eleitos, por mérito deles. Nós só oferecemos a estrutura necessária para que eles pudessem se preparar. A Unifac faz a diferença”, acrescenta.