Alunos da FMB recebem curso sobre redução de estresse

No dia 13 de agosto, às 18 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), será realizado um curso sobre Redução de Estresse e Desenvolvimento de Empatia. A iniciativa foi trazida para a FMB por meio do Programa de Pós-Graduação (PG) em Saúde Coletiva, sob orientação da professora Karina Pavão Patrício.

A ação conta com importante parceria do Instituto Visão do Futuro, que tem como coordenadora Susan Andrews, psicóloga e antropóloga da Universidade de Harvard (EUA), que desenvolve o curso em vários lugares do País com a ajuda do professor Emmanuel de Almeida Burdamann, Livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

O público-alvo são alunos do primeiro ao sexto ano de medicina. O curso é composto por 8 módulos semanais, cada módulo será constituído de duas partes, sendo uma prática e uma teórica. Na parta teórica serão abordadas pesquisas que correlacionam os efeitos da meditação e exercícios respiratórios com o fortalecimento do sistema nervoso central e seus efeitos sobre o estresse diário. A parte prática será ministrada pela Drª Susan, que trabalhará com exercícios de biopsicologia (exercícios de yoga combinados com pausas respiratórias), respiração diafragmática e meditação. 

“O objetivo desse trabalho é passar técnicas que tragam de volta um ponto de equilíbrio no dia a dia a fim de que não seja prejudicada a saúde, o trabalho e os pacientes”, explica professora Karina P. Patrício, do Departamento de Saúde Pública da FMB. 

 

Abalo Emocional

Estudos desenvolvidos em Universidades ao redor do mundo vêm evidenciando que, ao longo da graduação em medicina, os alunos podem apresentar alguns distúrbios psicológicos como ansiedade, depressão e síndrome do esgotamento. Consequentemente, o rendimento acadêmico, a empatia no atendimento aos pacientes e o entusiasmo pela profissão podem ser prejudicados.

Com medidas de gerenciamento do estresse, diferentes práticas e abordagens têm sido objetos de estudo. Algumas das abordagens que têm mostrado resultado são técnicas respiratórias, exercícios de yoga e práticas de meditação em geral.  Alunos que estiverem interessados em participar do curso deverão fazer a inscrição até o dia 13 de agosto pelo e-mail: redemedfmb@gmail.com.

 

Da assessoria