Alunos da Educação Infantil visitam o Cevap

Os alunos do Centro de Educação Infantil – Horeste Spadotto, na Vila Ferroviária, tiveram uma aula diferente na última semana. Organizado pela professora de Educação Física, Mara Ruiz, os pequenos visitaram o Cevap (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos), instalado no campus da Fazenda Lageado/Unesp Botucatu.

Acompanhados pelas professoras das etapas I e II, cerca de 140 alunos dos períodos da manhã e tarde, percorreram todos os viveiros de cobras com explicações detalhadas dos monitores do Centro.

De acordo com a professora Mara Ruiz, o principal objetivo deste passeio educacional foi mostrar para as crianças os diversos tipos de cobras, suas características e peculiaridades. 

“Apesar da pouca idade (4 e 5 anos), os alunos demonstraram muito interesse nas explicações e fizeram muitas perguntas. Descobriram que nem todas as cobras são venenosas, porém, ficou claro que eles não devem chegar perto de nenhuma fora dali”, explica.

Segundo ela, também foi realizada uma inter-relação da vivencia deles no passeio com alguns assuntos abordados em classe. “Os professores em sala de aula procuram passar para os alunos que os animais peçonhentos, neste caso as cobras, não são sempre vilãs, pois através do veneno delas são feitos vários remédios, inclusive o antídoto contra a picada desses animais”, diz.

“A surpresa foi que todos os alunos participaram de forma alegre e descontraída, até mesmo formando fila para acariciar a cobra e muitos deles chegaram a pegar na mão e colocar no pescoço. Este passeio só foi possível com a colaboração da direção e coordenação do CEI e dos monitores do Cevap”, conclui Mara Ruiz.