Alunos começam a receber educação ambiental

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, começou a promover o programa Coleta Mais Escolar na Rede Municipal de Ensino. A primeira escola a receber as atividades de educação ambiental foi o Centro de Educação Infantil (CEI) Prof.ª Maria Aparecida Caricati Passarelo, localizada no Jardim Monte Mor, região Norte de Botucatu.

Alunos e professores já vivenciaram a classificação dos resíduos, realizaram plantio de flores em frente à escola e confeccionaram brinquedos de sucata a partir de materiais reciclados, onde demonstraram muita criatividade.

Diferente do ano passado, quando o programa ainda era apenas um “piloto”, em 2015 todas as unidades estarão envolvidas. Os alunos receberão todo conteúdo necessário sobre a importância da separação dos lixos orgânico e reciclável.

A intenção é que os envolvidos sejam multiplicadores da iniciativa. O Coleta Mais Escolar vem de encontro ao novo Sistema de Limpeza Urbana que passou a vigorar no final de 2014 e prevê a ampliação da coleta seletiva para 100% da Cidade.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani, este é projeto de educação ambiental focado na temática da separação dos resíduos sólidos das escolas e para a implantação da politica dos 5 “R”: Reduzir, Reutilizar, Recuperar, Renovar e Reciclar.

“O objetivo é mostrar para o aluno qual é o material que pode ser reciclável na escola e também na sua casa, através de estudo de tudo o que é jogado no lixo, percebendo que na geração do material reciclado se transforma em matéria prima novamente”, explica.

Para a secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, o projeto traz para a escola o entendimento inverso do que ocorre dentro da unidade. “Estudando o lixo gerado podemos perceber, por exemplo, o desperdício que possa estar ocorrendo na merenda escolar e desta forma corrigir o que for preciso”, informa.

Importante salientar que as escolas não são pontos de entrega voluntária abertos à comunidade. Mas semanalmente caminhões da Botucatu Ambiental (consórcio responsável pelo serviço) farão o recolhimento dos resíduos (materiais recicláveis) produzidos nas mesmas. Cada escola terá contêineres e lixeiras para receber de forma apropriada cada tipo de resíduo produzido no local.