3 canções de Botucatu estão na fase nacional do Botucanto

Entre os 24 e 25 de outubro (sexta-feira e sábado) a Secretaria de Cultura promoveu no Cine Teatro Neli, a primeira fase do Botucanto 2014, com as músicas classificadas no Cantos da Cuesta, etapa regional voltada para compositores naturais ou residentes no Polo Cuesta e cidades em um raio de 100 quilômetros de Botucatu.

Nessa etapa regional 20 músicas foram apresentadas para que quatro fossem escolhidas por um corpo de jurados especializado e se classificassem para concorrer na fase nacional, entre os dias 6 a 8 de novembro, no Espaço Cultural “Antônio Gabriel Marão”, que contará com artistas de diferentes regiões brasileiras.

Ao final foi divulgado o resultado com três musicas de Botucatu e uma de Avaré classificadas para a fase nacional e que se juntarão a outras 16 canções de compositores de diferentes regiões do país. Segundo a organização do Festival, em breve serão divulgadas as datas e ordem das apresentações, bem como as suplentes para o caso de desistências.

Além de músicos de várias regiões do Brasil, a etapa nacional do Botucanto apresenta shows de qualidade. Na eliminatória da quinta-feira (6 de novembro), além das canções concorrentes, será realizado um pocket show (30 minutos) com o talentoso compositor baiano, Marco Vilane.

A noite termina com um show da cantora Vânia Bastos, uma das vozes mais belas da música brasileira, que trabalhou ao lado de nomes como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Edu Lobo e Caetano Veloso. Ela vai apresentar o espetáculo "Poeta da Canção", dedicado à obra de Vinícius de Moraes e seus diversos parceiros.

Na sexta-feira (7 de novembro), o show principal é com o grupo 5 a Seco, uma das grandes revelações da MPB nos últimos anos. Antes, porém, a cantora Alzira Espíndola e a poeta Alice Ruiz apresentam suas parcerias, gravadas por artistas como Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção e Zélia Duncan.

Na finalíssima do Botucanto, no dia 8 de novembro, acontece a apresentação da cantora Vanessa Moreno e do contrabaixista Filipe Maróstica, jovens artistas várias vezes premiados em festivais pelo Brasil, autores de um trabalho original e de altíssima qualidade. 

A festa se encerra com um show que reúne o consagrado Chico César e o jovem compositor Dani Black. O repertório celebra os vinte anos do disco “Aos Vivos”, álbum de estreia de Chico, que traz sucessos como “Mama Africa”, “A primeira vista” e “Beradero”.

 

Músicas do Festival Nacional 

 

Tua ausência (Luiz Roberto de Oliveira) Botucatu/SP

Copos sujos (Neto Breda) Botucatu/SP

Samba para João (Paulinho Andrade) Botucatu
Conversa nunca tida (Caio Amoedo) – Avaré/SP

A cidade (João Vitor Rocha, André de Freitas & Max Teixeira) – Belo Horizonte/MG

Amor (Sonekka & Luciane Lopes) – Santos/SP

Amorável (Zé Alexandre & Jaime Vaz Brasil) – Poços de Caldas/MG

Brejeira (Joaquim Ernesto & Francisco Barreto Cavalcante) – Pedra Branca/CE

Caixinha de surpresas (Joel Damasceno) – Brotas/SP

Carnais carnavais (Demetrius Lulo & Wagner Barbosa) – São Paulo/SP

Cartilha (Raul Misturada & Gregory Haertel) – Curitiba/SP

Crista alta (Zé Barbeiro & Cristina Bosch) – São Paulo/SP

No mesmo barco (Darwinson & Paulinho Pedra Azul) – Gioânia/SP

Pé na estrada (Paulo Moura & Fabrício dos Anjos) – Belém/PA

Rosa dos ventos (Bruno Batista) – São Paulo/SP

Serenata de mar (Marcelo Sirotheau, Marcio Farias & Leandro Dias) – Belém/PA

Tanto faz (Bárbara Rodrix, Paulo Novaes & Bruna Caram) – São Paulo/SP

Tem mais igreja que supermercado (Totonho) – João Pessoa/PB

Temporada temporal (Alexandre Lemos) – São Paulo/SP

Trançado de arrasto (Daniel Conti & Edson Penha) – São Paulo/SP