‘Cuesta Instrumental’ traz três noites de música ao Municipal

O Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” receberá nos dias 14, 15 e 16 de novembro o “Cuesta Instrumental” – Mostra de Música Instrumental de Botucatu. O evento, que está em sua segunda edição, é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e terá início, todos os dias, ? s 20h30, com entrada franca.

A mostra reunirá cinco pocket shows com os grupos Pedra Branca Trio, Zé Claudio & Banda Bambu, Quarteto D’Minuto, Skafandros Orkestra e Birth Of Cool Nonet, além da apresentação do Frank Herzberg Trio pelo Circuito Sesi de Artes.

Segundo o assessor de ação cultural, Daniel dos Santos, o objetivo principal do evento consiste em divulgar a música instrumental para a população botucatuense. “Nós abrimos o espaço para os artistas envolvidos com esse tipo de música se apresentarem, pois muitas vezes eles acabam não tendo oportunidade de mostrar seu trabalho para uma maior parcela da sociedade”, explica.

Até 2010, a mostra fazia parte da grade de programação do Festival Botucanto, sendo realizada em apenas uma noite. Devido ao grande número de inscrições de pocket shows, considerados pela organização como de altíssimo nível, foi criado o “Cuesta Instrumental”, um evento exclusivo que busca trazer a diversidade da música instrumental, permitindo aos artistas apresentar seus trabalhos ao público.

{tam:25px}{n}Programação{/tam}

Dia 14 (Quarta-feira){/n}

Pocket show
– Pedra Branca Trio
Apresentação com instrumentos étnicos e timbres eletrônicos utilizados na criação da música experimental brasileira.
Show pelo Circuito Sesi de Artes
– Frank Herzberg Trio
Composto por Frank Herzberg no contrabaixo, Zé Eduardo Nazário na bateria e Alexandre Zamith no piano é um grupo que mistura jazz contemporâneo com a energia da música brasileira.

{n}Dia 15 (Quinta-feira){/n}

Pocket shows
– Zé Claudio e Banda Bambu
Apresentação do repertório autoral do CD “Pife Camaleão”. As composições são de vários gêneros brasileiros como: baião, maracatu, choro, frevo e outros.
– Quarteto D’Minuto
Composto por Juninho Albuquerque (violão), Gabriel Guilherme (bateria), Fábio Leandro (piano) e Peter Mesquita (contrabaixo), o Quarteto D’Minuto consolidou-se em 2008, por jovens alunos formados pela EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo – antiga ULM).

{n}Dia 16 (Sexta-feira){/n}

Pocket shows
– Skafandros Orkestra
Formada em 2011 em Campinas e composta por dez músicos, traz para o público a sonoridade e os ritmos da atmosfera do ska roots jamaicano, aliados a pitadas de brasilidade e regionalismo.
– Birth Of Cool Nonet
O grupo reúne 9 músicos que, em seus arranjos, buscam representar o padrão estético chamado de Cool Jazz ou “Era Cool”. Esse tributo apresenta formação e arranjos originais propostos por Miles Davis.