UMA SOLENIDADE DE POSSE COM HONRAS DAS GRANDES PERSONALIDADES

No início da tarde do último dia 19 de agosto, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina foi palco de uma solenidade de posse com honras de grandes personalidades. Naquela oportunidade, o Diretor Presidente da FAMESP – Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar, Professor Doutor Pasqual Barretti empossou os novos dirigentes do FUSS – Fundo Social dos Servidores da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da Unesp, para o biênio 2011/2013.

Foi uma cerimônia de altíssimo nível, na qual, os dirigentes da FAMESP enalteceram a importância deste órgão social que faz a diferença no atendimento aos usuários, funcionários da Faculdade de Medicina da Unesp e HC.

Muita gente importante do nosso município enriqueceu aquele acontecimento com sua brilhante presença que, com certeza, marcou positivamente o início de uma nova era administrativa naquela “casa” que tem o nobre dever de cuidar do contingente, que por um ou outro motivo, necessita de apoio da entidade.

Figuras expressivas da comunidade, como o Ex – Reitor da UNESP, José Carlos Souza Trindade; Doutor Antonio Soares da Costa Neto, Delegado Seccional de Polícia; Doutor Antonio Luiz Caldas Junior, Vice-Prefeito Municipal; Capitão PM José Semensati Junior, Comandante da 2ª Companhia do 12º BPM I; João Cury Neto, Prefeito Municipal; André Rogério Barboza, digno Presidente do Poder Legislativo Botucatuense; Doutor Adjair Campos, responsável pela Secretaria de Segurança Pública do Município e outros Secretários do Governo Municipal (João Carlos Figueiroa, Edson Bertani, Vicente Ferraudo); Doutor Celso Olindo, Delegado da DIG; Doutor Emilio Carlos Curcelli, Superintendente do Hospital das Clínicas; Capitão Paulo Renato de Souza, Comandante da Guarda Civil Municipal e muitas outras autoridades da terrinha, endossaram o compromisso assumido pela nova gestão do FUSS e levaram o seu abraço a esse “time” que acabou aclamado, através do voto, e prometeu dar continuidade a um trabalho que, há muitos anos, vem sendo desenvolvido em prol do bem estar dos servidores da FM, HC e FAMESP.

“Bão”, a solenidade foi bonita demais. Outra vez, a competência e, principalmente, o “conhecimento no assunto” do chefe do cerimonial, o jornalista Carlinhos Pessoa – outro expoente da Administração Pública local – transformou aquela cerimônia num “senhor” evento. Primeiramente, os preceitos que norteiam uma posse fizeram cumprir o protocolo. Logo depois que os eleitos foram empossados, os componentes da mesa não pouparam discursos, ou melhor, não deixaram de dar suas diversas manifestações de apreço aos então empossados.

Claro que todos os componentes do grupo escolhido para administrar o FUSS (Benedito da Silva Filho, Carlos Roberto Correa, Ademir Aparecido Florian, Luiz Fernando Rizzo e Maria Sueli Zanchita França) receberam, além de muito carinho, aplausos e aplausos, do grande público presente ? quele belo e aconchegante espaço, reservado para solenidades especiais da Faculdade de Medicina, entretanto, “nóis”, talvez, pelo “jeitinho” gostoso que adotei para levar adiante essa vidinha passageira, mais ao lado daqueles que frequentemente necessitam de ajuda, acabei “premiado” com um verdadeiro festival de palavras de gratidão. Confesso que jamais tinha “vivenciado” tamanha demonstração de afeto; aliás, agradável demais ao meu coração.

Prezado leitor, não dá para dimensionar a satisfação vivida naquela solenidade, ao ouvir uma figura do nível do eterno Reitor da UNESP, Professor José Carlos Souza Trindade, elogiando, entre outras coisas, a minha atuação como seu assessor direto, durante o tempo em que estive ao seu lado na Reitoria da Universidade. Ao imaginar-me numa autêntica “volta ao passado”, relatada pelo Professor Caldas, onde esse grande amigo, com quem, orgulhosamente, convivi por longos anos no Departamento de Saúde Pública da FM, lembrou de um dos maiores presentes que recebi, coincidentemente, um prêmio que teve a sua indicação: o título de “BOTUCATUENSE EMÉRITO” e até dos tempos em que, prazerosamente, tentava mostrar ao país, as coisas boas de Botucatu, nas páginas da saudosa “A GAZETA ESPORTIVA”. Ser reconhecido como cidadão ilustre pelo Presidente da Câmara de vereadores, meu amigo Curumim e, enaltecido e reverenciado por uma pessoa carismática e respeitada em todas as esferas governamentais do nosso Estado, como o jovem Prefeito Municipal João Cury Neto, também não tem nem como aquilatar.

Mais ainda, ter que controlar a emoção ao ouvir do radialista mais querido da cidade (meu irmão Vanderlei dos Santos) as mais variadas formas de agradecimento, em nome da população mais carente, pela postura que sempre adotei quando o assunto é “dar as mãos” também não foi nada fácil.

Por fim, ter que atentar, por mais de quinze minutos, para uma pequena demonstração de mágica, feita com maestria pelo menino Mauro Dias e o mais difícil, sem ao menos saber o que poderia acontecer – como se tudo dependesse de um momento mágico – acabar sendo homenageado por um gesto de grandeza praticado (não só por mim, mas por todos os integrantes do nosso grupo) num passado não muito distante, pelo qual me transformei em Pai de um filho que não tive, foi simplesmente maravilhoso! Haja coração!

É, minha gente, a vida é mesmo assim, exatamente como diz o dito popular: aqui se faz; aqui se recebe! Quis Deus que eu fosse merecedor de todas essas glórias, num dia tão especial. Com certeza, o dia 19 de agosto de 2011, ficará para sempre em minha memória. Obrigado meu PAI, por tão nobre conquista.

Com o coração pulsando bem mais forte do que o costumeiro, dedico o meu carinhoso abraço desta semana, em forma de homenagem póstuma, aos meus saudosos pais, Tereza e Antonio de Almeida. Certamente, se eles estivessem entre nós, essas alegrias sentidas seriam muito, mas, muito maiores.

Também, com enorme carinho e admiração, abraço outra figura maravilhosa que convive entre nós: meu amigo Lauro Cotrin. Este expoente (em todos os sentidos) dessa minha estada por este mundo incerto e duvidoso, está próximo de comemorar oitenta anos de uma vida bem vivida.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com