UMA RECEPÇÃO MUITO MAIS CALOROSA.

A Faculdade de Medicina juntamente com a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar – FAMESP – se fizeram exímios anfitriões e realizaram uma impecável programação para receber os calouros dos diversos cursos oferecidos pela universidade (Medicina, Enfermagem, Nutrição, Física Médica, Ciências Biomédicas e Biologia), no dia 28 de fevereiro, segunda-feira última.

Pela primeira vez na história da UNESP, os alunos foram recepcionados de uma maneira muito mais íntima e acolhedora logo no primeiro dia de aula. Diferentemente de épocas passadas, em que os “bichos” se congraçavam apenas entre si através de muitos “trotes”, desta vez, o carinho dos dirigentes de uma das principais unidades universitárias do campus de Rubião Junior e da sua principal parceira, transformou-se no ponto de destaque do início da vida acadêmica e de uma árdua caminhada desses jovens.

Logo ao meio dia, um suculento churrasco, servido a pouco mais de duzentos “meninos” e “meninas” de várias cidades interioranas, no mais novo patrimônio da Fundação, o espaço que, por longos anos, abrigou o Restaurante “A Chácara”, já dava mostras de como seria essa grande confraternização.

Um pouco mais tarde, na sede da entidade, tão logo a Professora Silvana Artioli Schellini, digna Diretora da Faculdade de Medicina e o ilustre Diretor Presidente da Fundação, Professor Pasqual Barretti, acompanhados de todos os componentes do Conselho Administrativo da FAMESP, deram “boas vindas” aos mais novos “botucatuenses”, sugestivas palestras foram ministradas por três expoentes da nossa “Faculdade”, Professores João Lauro V. de Camargo, Chukichi Kurozawa e Karina Pavão Patrício.

O primeiro palestrante a levar sua mensagem foi a Professora Karina. Com muita habilidade, a colega do Departamento de Saúde Publica mostrou os caminhos para melhorar o Meio Ambiente e, principalmente a Saúde Humana. Mais adiante o renomado Professor da Faculdade de Ciências Agronômicas, Chukichi Kurozawa enfocou a importância da Biodiversidade e, por fim, o sempre carismático mestre João Lauro, eterno comandante do Departamento de Patologia, deu uma grande aula de Pesticida e Saúde Humana.

Confesso que nesses quarenta e quatro anos de estrada – aliás, nesse tempo todo, tive o privilégio de acompanhar, bem de pertinho, todas as formaturas, desde a primeira turma de médicos em 1968 – jamais tinha vivenciado um congraçamento tão maravilhoso como este; tanto o churrasco como as aulas pioneiras, projetadas em forma de palestra pela Comissão de Confraternização de Calouros fizeram com que o primeiro contato entre a instituição e os mais novos ocupantes dos seus cursos fosse muito familiar.

Isso tudo ocorreu, graças ? dedicação de todos os funcionários da Administração da FAMESP, muito especialmente da Diretora do Setor de Recursos Humanos, minha querida amiga Valquíria Aparecida Bazzo da Cunha e do belo profissional Silvio Geraldo dos Santos, meu amigo Dindo. Que “baita” equipe!

Louvável também foi a participação do “dono” dessa brilhante idéia, o ilustre Superintendente de Áreas da FAMESP, Doutor Shoiti Kobayasi neste importante evento. Mais uma vez, a perfeição e o conhecimento de causa que sempre acompanham este dirigente, fizeram a diferença, e o que poderia ser uma simples recepção aos calouros acabou sendo um acontecimento grandioso.

Parabéns, queridos amigos diretores da Faculdade de Medicina e da FAMESP pela brilhante iniciativa. De fato, os conceitos aqui na nossa “faculdade” estão mudando para melhor. Com certeza, o dia 28 de fevereiro ficará marcado para sempre na memória dessas jovens promessas.

Meu carinhoso abraço desta semana é dedicado exclusivamente a um “time” de amigos da cidade de Pardinho, com os quais, na noite da última terça-feira, ao lado do Capitão PM José Semensati Junior, curtimos uma “prosa” bastante animada: meus amigos e leitores dos meus “causos” semanais Thiago Rocha de Paula, Rogério Fortuna, José Roberto de Paula, Rafael Rocha de Paula e o grande “boleiro” da velha guarda Napoleão Coruli.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemão.famesp@gmail.com