UMA “ENTREGA” DE IMPORTÂNCIA INIMAGINÁVEL

 

Eta “nóis”! É isso mesmo, uma “entrega” de importância inimaginável para a sociedade botucatuense ocorreu na manhã do último dia 28, lá nos altos do lindo e charmoso Jardim Paraíso II, mais propriamente no início da Avenida Universitária: a nova sede da 1ª Companhia da Polícia Militar, do 12º BPM I, uma importante obra que só saiu do papel, graças ao arrojo e dinamismo de algumas pessoas comprometidas com a segurança da nossa gente, entre as quais, o Tte Cel Jorge Duarte Miguel, o Capitão PM Alexander Cagliari, o Major PM José Semensati Junior e o jovem Prefeito Municipal João Cury Neto.

Fui mais um dentre os inúmeros presentes naquela grandiosa inauguração. Aliás, tive a grata satisfação de receber, em nome do Major José Semensati Junior (que não estava presente por motivos de força maior), uma linda homenagem, na qual esse respeitável oficial estava sendo reconhecido por ser um dos idealizadores deste “baita” projeto que, graças a Deus, ofertou uma “nova casa” a 1ª COMPANHIA do 12º Batalhão do Policiamento do Interior. Que coisa linda!

alemaoAlgumas autoridades do alto escalão da sociedade paulista (Doutor Magino Alves Barboza Filho, ilustre Secretário de Segurança do Estado; Coronel Ricardo Gambaroni, Comandante Geral da Polícia Militar; Coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, comandante do CPI 7, sediado em Sorocaba; o sempre querido Coronel Vagner Tardeli, entre outros), lá estiveram para brindar com chave de ouro, o início de atuação daquela maravilha que leva o nome de um dos policiais rodoviários mais renomados aqui da terrinha, o meu saudoso amigo Vereador José Ramos e que certamente ofertará, ainda mais, segurança ao povo botucatuense, em especial, aos munícipes da nossa conceituada Vila dos Lavradores, o famoso “Bairro da Estação”.

Foi bom demais ver um representante do Governo Estadual (o Secretário Estadual de Segurança Pública), que sequer conhecia a cidade, falar com orgulho, dos índices que apontam Botucatu, como uma cidade das mais seguras no Estado para se viver bem e com segurança; ouvir do Comandante do Policiamento do Estado, digno Coronel Ricardo Gambaroni e do também Coronel Antonio Valdir, Comandante do CPI 7, elogios ao trabalho que é realizado, conjuntamente, entre as forças de seguranças do município (Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar) e, finalmente ver as considerações do Tenente Coronel Jorge Duarte Miguel, comandante do 12º BPMI e do nosso alcaide, que simplesmente “arrebentou” no seu tradicional discurso.

O que posso falar de um comandante (Jorge Duarte Miguel) que valoriza, respeita e acredita no talento de todos os seus subordinados (todos, indistintamente)? O “home” que tem uma “caidinha” gigantesca por sanfona e que comanda o 12º BPM I, com muito sucesso, não deixou barato, fez um discurso fenomenal! Falou de tudo um pouco; não esquecendo em momento algum, de valorizar os seus amigos Major Semensati e o Capitão Cagliari, responsáveis diretos por esta conquista e o Doutor Antonio Soares da Costa Neto, exímio Delegado Seccional de Polícia que, junto do Major Semensati, são os maiores responsáveis por essa beleza de união entre as forças de segurança do município, estar acontecendo.

E do Prefeito João Cury Neto o que devo dizer? Como colunista deste precioso veículo de informação, devo confessar que às vezes tenho vontade de me negar a falar desse moço que se propôs a trabalhar por nós, lá atrás e, ao longo desses oito anos, não fez outra coisa a não ser cumprir à risca tudo o que foi prometido, até porque, para mim, ele não está fazendo nada mais do que o seu dever; no entanto, como no Brasil nem tudo o que se promete nas campanhas eleitorais é cumprido, vou continuar “levando a vida”.

Nesta solenidade o amigo João não se esqueceu de nada. Falou de tudo, desde a visita que recebeu dos oficiais (Capitão Cagliari e Major Semensati, anos atrás) que foram reivindicar a construção da nova sede; da trajetória do homenageado, o grande funcionário público e vereador José Ramos (gente boa que hoje mora no céu e que emprestou o seu nome a nova sede) e até da evolução que aquela região da cidade sofrerá com a implantação desta BASE, não deixando, em momento algum, de valorizar a parceria selada com a Faculdade de Ciências Agronômicas, a nossa “Fazenda Lageado”, através do seu Diretor João Carlos Saad, na execução deste brilhante projeto.

Pena que, mesmo com a nossa hospitaleira e solidária Botucatu  vivendo um momento de prosperidade e alto astral, ou melhor, “bombando” crescimento e desenvolvimento (a entrega deste prédio é a maior prova), ainda continuamos “dando de cara” com munícipes que tentam, a todo custo, transformar essa prazerosa realidade, num grande pesadelo. A meu ver, esta “agressão” nada mais é do que uma frustrada tentativa de ocultar o óbvio! Aliás, nesse mundinho (O MUNDO DA MEDIOCRIDADE) que, felizmente, a mim não pertence, alguns “botucudos” que se acham poderosos (graças a Deus a tão esperada FAXINA na política brasileira está de vento em popa), conseguem não enxergar essa realidade consistente, ocasionada por conta de um compromisso firmado, através do voto e cumprido, com muito trabalho, por um moço que fez toda a diferença nos seus quase oito anos de governo aqui na terrinha. Acreditem, essas “celebridades” (meia dúzia, não mais que isso) insistem em dizer que Botucatu só mudou o “visual” das suas praças. Coisa de louco né!

Parabéns Botucatu! Tu, que desde 2009, ostentas o título de uma das “CIDADES MAIS SEGURA PRA SE VIVER BEM E COM SEGURANÇA”, tens agora mais um forte aliado na continuidade desse teu intento prazeroso. A nova sede da 1ª COMPANHIA DO 12º BPM I é uma gostosa realidade! Salve, salve! Botucatu. Parabéns 12º BPM I, por essa grande conquista!

Com muita satisfação envio o meu fraternal abraço desta semana a três leitores especiais dos meus “causos” aqui contados. São eles os meus conterrâneos da saudosa FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, Professores Luiz Antonio “LAC” Correa, urologista de primeira linha e Milton Massato Hida, um dos maiores oftalmologistas do país e o também amigo “unespiano de carteirinha”, Paulo Roberto de Paula, o Paulão porteiro.

RUBENS DE ALMEIDA – Alemão

alemao.famesp@gmail.com