UMA BONITA SOLENIDADE DE FORMATURA DE SESSENTA NOVOS BACHARÉIS

Num clima “pra” lá de festivo, na noite da sexta-feira (06/02), no belo e aconchegante auditório do Colégio La Salle, os alunos da 5ª Turma de Direito da Faculdade Iteana de Botucatu colaram grau e concluíram importante etapa na vida acadêmica.

A cerimônia que por si só já seria maravilhosa e bastante concorrida, ficou ainda mais encantadora com a presença de três ilustres autoridades do “mundo das leis” que foram escolhidos pelos formandos para serem seus “padrinhos”. Um dos maiores mestres na área jurídica de todo o país; Promotor de Justiça respeitadíssimo que, inclusive, chegou ao cargo de Procurador de Justiça do Estado; Deputado Estadual no seu terceiro mandato (mais votado na última eleição) e que, certamente, a partir de 15 de março, ocupará a Presidência da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, meu amigo Doutor Fernando Capez, foi o Patrono da Turma.

Para Paraninfo a escolha recaiu sobre outro respeitável Promotor de Justiça (este, aqui da terrinha) que dispensa qualquer tipo de comentário, tamanha reputação nos meios forenses e, principalmente entre todos os botucatuenses, o também meu amigo Doutor Eduardo Daher Zacharias.

Já o sempre simpático e atencioso advogado e mestre Doutor André Murilo Parente Nogueira, nobre Presidente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção de Botucatu, curtiu as glórias de ceder o seu nome a essa alegre e muitíssimo unida turma de futuros profissionais da área. O queridíssimo Doutor André, que foi coordenador do curso presidiu a badalada sessão solene. Foi tudo emocionante demais!

Primeiramente vieram os discursos. Com muita propriedade e demonstrando ser possuidor de uma “bagagem” de causar inveja, o nosso Promotor de Justiça, da Vara da Infância e Juventude, Doutor Eduardo Zacharias – por sinal, um orador objetivo que, a todo o momento, demonstrou enorme preocupação em não cansar aqueles que o ouviam, chegando até a contar em forma de “causo”, um fato verídico em que um ex-presidente norte americano, por falar demais num discurso de encerramento de mandato, numa noite com temperatura baixíssima, absorveu uma gripe forte que o levou à morte – deixou a sua bonita mensagem em meio a aplausos calorosos, tanto por parte dos formandos bem como por todos os presentes.

Em seguida foi a vez do Procurador de Justiça licenciado, Doutor Fernando Capez “abraçar” os seus afilhados. Também com muita clareza, e com uma oratória impecável, esbanjou conhecimento; o amigo de muitos “botucudos” cumprimentou todos os formandos e logo agradeceu os quase dois mil votos que conquistou no município; fez um agradecimento público ao formando Henrique Alfredo Bokerman Guerra e ao empresário Fernando Borgatto (o “homão” da RESIPLAN), responsáveis diretos pela sua vinda a essa cerimônia.

Doutor Capez não poupou elogios ao Prefeito João Cury Neto que, segundo ele é uma das mais gratas revelações da política nacional; mostrou-se orgulhoso em poder trabalhar na Casa das Leis de todo o povo paulista com o Deputado eleito por Botucatu, Fernando Cury; do mesmo modo, deixou uma saudação especial aos dirigentes da ONG “C TEM QUE SABER; C TEM QUE CURAR” (Doutor José Sylvio de Moura Campos, José Eduardo “Pratinha” Godinho e Chico Martucci) reconhecida pela ONU – Organização das Nações Unidas, como uma das maiores do mundo por ter contribuído com a saúde de mais de 350 mil pessoas sem qualquer respaldo governamental; de maneira muito carinhosa agradeceu a presença de grandes amigos da terrinha (Domingos Chávari Neto, Sérgio Tancler, Fernando dos Santos, Ricardo Ângelo, Doutor Antonio Soares da Costa Neto, Sargento Brito e o Major PM José Semensatti Junior, claro que também fui lembrado!) e, por fim, “chegou” até os formandos.

Como não poderia ser diferente, este meu amigo especial que, não tenho dúvida alguma, continuará no empenho para nos ajudar (em tudo), muito especialmente, o nosso sofrido Hospital das Clínicas, mais uma vez, “arrebentou”. Ao final do seu discurso não faltaram palmas e mais palmas.     

Aí vieram as muitas homenagens prestadas aos colegas pela formanda Ana Beatriz Zani (os diplomados Silvia Meluso e Henrique Alfredo Bokerman Guerra foram muito aplaudidos) e a demonstração de gratidão aos pais, feita pelo aluno Felipe Henrique Leôncio Pacheco. Posteriormente, a entrega de prêmios que leva o nome do Patriarca da Instituição Toledo de Ensino, “Antonio Eufrásio de Toledo” conquistada pela aluna Débora Susuki Leal Roque, que teve, ao longo do curso, a maior média (9,45) e o prêmio que homenageia a Matriarca “Maria do Carmo Leite Toledo”, que ficou em posse do aluno Azor Nogueira Bruder – filho do meu grande amigo de tempos idos em que éramos colegas de trabalho na extinta e saudosa FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, Azor Bruder – apresentador da melhor Monografia.

O encerramento da cerimônia foi com chave de ouro. Os sessenta já ex alunos da instituição, tiveram a oportunidade de ver a sua luta consolidada com muito sacrifício, após as palavras da Bacharel Débora Tairini Silva Lopes que formulou o requerimento de Colação de Grau e o Juramento feito pela Bacharel Taynah Pimentel Carvalho, um a um, os formandos receberam a sua “condecoração”.

Agora é “mão na massa” e, principalmente, não abrir mão de um item (a meu ver de extrema valia) citado tanto pelo Patrono Doutor Fernando Capez, como pelo Paraninfo Doutor Eduardo Daher Zacharias: estudar, estudar e estudar. Parabéns, pela conquista, novos operadores do Direito e, sobretudo, da Justiça! Sucesso, muito sucesso a todos vocês!

“Bão”, como depois de uma bela formatura todos esperam uma grande confraternização, isso, de fato, aconteceu. Eis que o Salão de Festas do Sabor & Mordomia, localizado nas imediações da Rodovia “Castelinho”, foi o palco de um grande baile animado pelo ótimo Conjunto Musical da cidade de Piracicaba, ACRÓPOLIS. Tudo de muito belo ocorreu por lá, na noite do sábado, para finalizar de maneira grandiosa, a programação esboçada pela comissão organizadora da 5ª Turma de Bacharéis em Direito da Faculdade Iteana de Botucatu.

Aproveito a beleza deste “conto” para enviar um abraço muitíssimo especial a dois formandos dessa turma, com os quais mantenho uma terna amizade e que, para a minha alegria, são fortes parceiros em tudo o que tento desenvolver em prol do bem aqui na terrinha: meu amigo Henrique Alfredo Guerra, um dos mais dedicados e competentes profissionais da progressista RESIPLAN e a minha lindíssima afilhada Luana Aparecida Galhardo Favaro, uma funcionária exemplar que iniciou a sua trajetória na CREDICOONAI (como Guarda Mirim) há vários anos e, certamente, logo, logo, responderá pelo Departamento Jurídico daquela Cooperativa.

Também, com muito carinho abraço um leitor especial das minhas escritas semanais, meu amigo Pedrinho Tortorela e o grande “mestre cuca” Paquistanês, Carlo Hishji, um profundo estudioso da gastronomia mundial, responsável pela 1º Festival da Tilápia, que vem acontecendo lá em Rubião Junior, no charmoso restaurante SINHO & SINHA, de propriedade do amigo Marcos Dalaqua.

Ao lado dos amigos João Cury Neto, Doutores Antonio Luiz Caldas Junior, Pasqual Barretti, José Carlos Souza Trindade, Cláudio Miranda e Antonio Rugulo Junior, na terça-feira passada (03/02), entre uma e outra “redondinha”, demos a largada neste evento inédito em nossa cidade. Eta vidinha abençoada!

 

Rubens de Almeida – Alemão

                                                                                                                             alemao.famesp@gmail.com