UM ENCONTRO ALEGRE QUE “JUNTOU” CENTENAS DE EMPREENDEDORES

Isso mesmo, a 37ª CONVENÇÃO DOS LOJISTAS DO ESTADO se transformou num encontro alegre e festivo que “juntou” centenas de empreendedores de diversos municípios paulistas, na cidade de Olímpia, mais precisamente, no “Thermas de Laranjais”.

Distante quase 400 quilômetros de Botucatu, o charmoso e concorrido Parque Aquático “THERMAS DE LARANJAIS” foi o local escolhido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, para sediar, entre os dias 17 e 20 de outubro, o badalado congresso que, como de costume, consegue reunir um número expressivo de dirigentes do comercio varejista de São Paulo.

Ao longo desses três dias, muitos dos assuntos – alguns deles, “pra” lá de desgastantes – que habitualmente fazem parte do cotidiano dos comerciantes brasileiros, foram alvo de discussões e debates minuciosos no cumprimento do cronograma da oportuna e tão aguardada conferência.

Claro que tudo transcorreu num clima harmonioso e recheado de coisas boas, porém, era notório (em todas as reuniões) o alto senso de profissionalismo dos conferencistas, muito especialmente, do atual presidente da Federação Mauricio Stainoff. Em todos os momentos, nas abordagens dos temas que envolvem a categoria, bem como, nas muitas solenidades de premiações, homenagens prestadas aos associados, workshops e, principalmente, na Festa Temática de Encerramento (Halloween), deu para perceber a sua maturidade como dirigente e, mais ainda, o seu “jeitão” sério e competente ? frente de uma entidade representativa como a que vem presidindo.

Como nos anos anteriores, inúmeras personalidades brasileiras marcaram presença e enriqueceram, ainda mais, esse “baita” encontro de dirigentes das CDLs de todo o nosso Estado. Além do ilustre Deputado Federal Ricardo Izar, um parlamentar que dispensa comentários por sua impecável atuação na Câmara dos Deputados – no momento ocupando a Presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar – e amigo íntimo de muitos dos presentes, outras três figuras expressivas da sociedade brasileira lá estiveram e proferiram importantes palestras, na manhã do dia 18.

O primeiro a mostrar as suas qualidades foi o comentarista da Globo News, George Vidor. Muito autêntico e dono de um conhecimento profundo no “mundo” da economia, deu uma verdadeira aula de como resolver muitos dos problemas que afligem todos nós brasileiros. Com muita maestria, falou de alguns temas que vem “sacudindo” esse querido e rico Brasil, como a realização da Copa do Mundo (na sua visão não deveriam construir tantos estádios, mesmo assim, o país ganhará (e muito) com esse evento); do leilão do Pré-Sal do Campo de Libra (segundo ele, daqui a duas décadas no máximo, o país será outro, muito mais rico e mais produtivo); citou a importância dos movimentos reivindicatórios (sem a participação de baderneiros) que vem ocorrendo em todas as cidades brasileiras e, por fim, “cutucou” os eleitores para que saibam escolher os nossos futuros governantes.

Em seguida outra economista de peso, a bem sucedida Doutora Ângela Hirata Tamico, por mais de uma hora, também levou a sua mensagem. Dona de uma vivência de causar inveja (guardei pra mim uma das suas frases ditas durante a palestra: “ …é muito importante viver com simplicidade e nunca abrir mão da humildade…”) a “garota propaganda” da São Paulo Alpargatas, uma “brasiliana de carteirinha”, mostrou em detalhes, como a Sandálias Havaianas conquistou o mundo. Foi bonito demais saber como um simples “chinelo de dedo” se transformou, num curto espaço de tempo, numa referência da moda (masculina e feminina) no mundo inteiro.

Fechando o ciclo de palestras, a organização da Convenção, através do simpaticíssimo e competente mestre de cerimônias Cláudio Sirianni, apresentou a última palestrante da manhã. Nada menos que a irreverente e exemplar atleta Hortência Marcari, que ganhou quase todas as competições que disputou na sua gloriosa carreira. A nossa “cestinha de ouro” – que nasceu exatamente no dia em que a estação mais bonita do ano (a Primavera) se inicia (23/09), “chacoalhou” a grande platéia que lotou por completo o aconchegante Espaço de Convenções do hotel, contando muitos “causos” que ocorreram na sua vida de atleta. A moça da cidade de Potirendaba-SP que, em tupi-guarani quer dizer “cesta de flores”, também “arrebentou”.

Enfim, mesmo não sendo mais comerciante, com as graças DELE também integrei a comitiva que representou Botucatu nesse grandioso encontro de pessoas comprometidas com o bem de todos.

Ao lado dos amigos Luiz Rogério Bernardo Peres, Emilio Angella Neto, Marcos Amaral, Antonio Cecílio Junior, Paulinho Capelupi, Rafael Picado Gonçalves Neto, Donizeti Manzini, Carlos Alberto Simone Faina, Wagner Thomassoni Figueiredo, José Carlos Caetano de Souza, Ricardo José Panhosi, Licharles Rogério Angella e das suas esposas; dos meus filhos (Marcelo e Flávia, Bruno e Franceli); dos meus pimpolhinhos (Ana Clara Netão e Luninha) e da minha companheira de dia após dia, a Dona Rose, não só curti três dias inesquecíveis, como aprendi um pouquinho mais nesta nossa longa estrada da vida.
A viagem foi tão marcante que Deus ainda me proporcionou a felicidade de rever o meu irmão caçula (Celso José de Almeida) que não via há quase vinte anos. Como é bom ser abençoado!

Aproveito toda essa minha empolgação para enviar um abraço especial a todos os funcionários do THERMAS PARK RESORT & SPA, desde o mais humilde, até o mais graduado dos administradores. Acredite caro leitor, lá o consumidor é maravilhosamente bem tratado. Confesso que, num determinado momento da minha estada por lá, tive a sensação de que vivia num lugar povoado somente por pessoas de bem com a vida, tal a elegância e atenção com que os hospedes são tratados por todos. Com certeza, através da Internet, irão tomar conhecimento deste meu sincero reconhecimento, até porque, deixei (com muitos deles) os endereços eletrônicos que publicam os meus contos semanais.

Com carinho idêntico abraço outro integrante desse “time” de turistas, que aproveitou (e muito) curtir as mordomias oferecidas pelos funcionários daquele maravilhoso empreendimento: o senhor João Cardum, tio do Doutor Roberto Pucci, meu colega de trabalho aqui no Hospital das Clínicas da UNESP.

Rubens de Almeida – Alemão
alemão.famesp@gmail.com