A tão aguardada visita do deputado Miltinho Monti

alemaoQue maravilha! Que beleza! Foi exatamente com essas exclamações que os diretores da Faculdade de Medicina e FAMESP – que, inclusive representaram o Superintendente do Hospital das Clínicas, Doutor Emilio Carlos Curcelli que, lamentavelmente, não pode estar presente – recepcionaram o ilustre Deputado Federal Milton Casquel Monti, na manhã do ultimo sábado, aqui na nossa terrinha.

Que “baita” encontro! Como é bom saber que mesmo em meio a muitas crises – não deixa de ser verdade que o nosso querido e rico país está enfrentando uma das maiores crises morais de toda a sua história – ainda existem homens públicos que honram o voto que recebe da nossa gente. Por sinal, há vários anos, este grande parlamentar, nosso legítimo representante no Congresso Nacional, tem nos ajudado muito com emendas parlamentares, especialmente o nosso HC.

Quis Deus que, mais uma vez, eu tivesse a oportunidade de sentar, junto de outros unespianos valorosos (Professores Pasqual Barretti e Antonio Rugolo Junior, Diretor da FMB e Diretor Presidente da FAMESP, respectivamente), numa mesa onde o assunto principal girava em torno das coisas que norteiam a nossa querida “faculdade”, principalmente, as suas molas propulsoras, ou seja, o Hospital das Clínicas e a FAMESP, a Fundação que ampara o HC.

Quanto “papo” bom rolou durante poucos mais de uma hora e meia de uma conversa entre dirigentes, que não sabem como “se virar” com tantas dificuldades que os acompanham dia após dia e um parlamentar que também “está na rédea” no que diz respeito a EMENDAS PARLAMENTARES – afinal, de uma hora para outra o dinheiro sumiu daqui, dali e de lá, por todos os cantos deste Brasil Brasileiro.

Com as graças DELE, o nosso PAI, um pouquinho depois de uma ou duas “redondinhas” e um saboroso “tira gosto”, tudo ganhou um caminho magistral que tanto os diretores, bem como o nobre Deputado, valorizaram muito. Os dirigentes pelo fato da receptividade que tiveram no possível atendimento dos inúmeros pedidos formulados e, por sua vez, o digno representante (não só de Botucatu, mas de toda a nossa imensa região) por continuar tendo muita credibilidade entre os diretores do Campus Universitário de Rubião Junior. Aliás, é muito justificável o título que o nobre deputado carrega desde quando assumiu pela primeira vez um mandato na Câmara dos Deputados: Miltinho, o “Padrinho do Hospital da UNESP”.

Só para termos uma noção da grandeza desse encontro o amigo Miltinho está agendando para a primeira semana de julho uma visita de uma comitiva de dirigentes da nossa UNESP a Brasília onde terão um encontro com o Ministro da Educação e o da Saúde.

Com certeza, nesta nossa ida a Brasília teremos respaldo de dois grandes aliados do nosso amigo Miltinho Monti lá no Palácio do Planalto. Do Ministro da Educação Senhor, na construção do prédio que abrigará a Faculdade de Enfermagem da UNESP (uma unidade universitária do campus que, atualmente, está atrelada a Faculdade de Medicina), por sinal uma conquista que fez parte do programa de governo do mestre Pasqual, na sua eleição para Diretor da FMB e, também, a instalação de um laboratório de habilidades. Já o outro, do ilustríssimo senhor Ministro da Saúde, na definição de algumas reivindicações da direção do HC e da FAMESP, que há anos não saem do papel, entre elas, o aumento do teto do SUS para o nosso Hospital e a oficialização da Fundação como entidade filantrópica.

Evidentemente que sabemos das dificuldades que encontraremos em Brasília – afinal, neste Brasil norteado quase na sua totalidade por picaretas, só se fala em CRISE – no entanto, pelo prestígio e o arrojo deste são-manuelense, adotado, já há alguns anos, com muito carinho, pelos botucatuenses e, mais ainda, pela enorme prestação de serviços oferecida a mais de uma centena de cidade do Estado pelo nosso Hospital das Clínicas, tenho a convicção de que voltaremos a Botucatu com grande parte dessas reivindicações sendo atendidas.

Parabéns, querido Deputado Milton Casquel Monti, por continuar atendendo com tanto dinamismo e competência a nossa gente. “Nóis” que militamos no Campus Universitário de Rubião Junior, há várias décadas, sempre soubemos do seu comprometimento com tudo o que acontece nessa verdadeira “Casa de Saúde” que atende milhares de pessoas da nossa vasta região que para aqui se deslocam com o objetivo de recuperar a saúde. Vamos a Brasília!

Nada como um “conto” desse para abraçar, com muito carinho, dois unespianos da “velha guarda” (Cleide Petean e José Carlos Souza Trindade) ambos, pioneiros da nossa saudosa FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu eleitores assíduos dos meus “causos” aqui contados, com os quais, na noite fria da última segunda-feira, “troquei muitas figurinhas” na residência desse belo e simpático casal de amigos. Claro que, com a lareira acesa!

Também, de maneira afetuosa abraço outro grande “botucudo” que voltou ao lugar de onde jamais teria que ter saído: meu amigo Sérgio Ortiz. Essa grande e empreendedora figura voltou a presidir o Sindicato dos Comerciários de Botucatu. Parabéns, grande Serginho!

Por fim, um desabafo agradável “eta nois”! Nossa sempre hospitaleira e solidária “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS” estará recebendo no dia de hoje, lá no recanto de lazer do meu particular amigo Pardal da PRODIVE, o nosso amigo de fé, Doutor Fernando Capez, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Certamente muita coisa boa vai rolar por lá. Na próxima semana, com muito orgulho, trarei aos meus leitores todas as informações desse grande evento.

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com