SEMUTRAN “ABRAÇA” CAUSA PROPOSTA PELA ONU

Primeiramente quero me desculpar com um cidadão que vem tendo uma atuação simplesmente fantástica ? frente de uma das principais secretarias do governo municipal, a Secretaria Municipal de Transportes: meu amigo Vicente Ferraudo.

Inicio assim este artigo porque presenciei, na noite do dia 21 de setembro, nas dependências do Salão de festas Sabor & Mordomia, uma reunião de pessoas comprometidas com o bem da nossa gente, cujo único propósito foi “abraçar” uma causa proposta pela ONU – Organização das Nações Unidas – através de uma aliança mundial que consiste em diminuir em 50% , nos próximos dez anos, o número de feridos e mortos decorrentes de acidentes ocorridos no trânsito.

Claro que, naquela mesma semana, quis trazer aos meus leitores a importância desse evento; como tudo foi apresentado e, principalmente, os melhores caminhos apontados pelos especialistas participantes, para que consigamos obter bons resultados na proposta dessa parceria mundial. No entanto, mais uma dessas fatalidades que, infelizmente, fazem parte do nosso cotidiano (a morte prematura da jovem Daniele Cristina Deleo Fusco), além de impossibilitar a elaboração de um bom texto ainda me exigiu um pedido de desculpas pela demora em demonstrar minha opinião sobre esse fato de suma relevância.

Pois bem, as pouco mais de duas horas em que várias pessoas, das mais variadas camadas da sociedade local, utilizaram a palavra para opinar sobre este triste quadro enfrentado nos quatro cantos do mundo (o caos no trânsito), já foi suficiente para valorizar e fortalecer, ainda mais, os intentos da Semutran.

Todas as manifestações dos componentes da mesa de frente, tiveram uma marcante repercussão na platéia, visto que todos demonstraram um conhecimento de causa invejável, bem acima da realidade que, lamentavelmente, norteia o trânsito no mundo inteiro.

O primeiro a “falar” foi o ortopedista Doutor Gilberto Cação, responsável por um estudo (brilhantemente exibido em vídeo) que relata um aumento assustador de acidentes nos últimos anos, no trânsito da nossa cidade. A maior prova da veracidade do seu relato é a enfermaria de Ortopedia e Traumatologia do HC da UNESP, que também teve o seu dia a dia descrito minuciosamente no referido vídeo.

Não foram nada diferentes os pronunciamentos do Diretor da Ciretran, Doutor Mauro Sérgio Rodrigues, do Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Major Jorge Duarte Miguel e do Secretário de Segurança do Município Doutor Adjair Campos, este, representando o Prefeito Municipal João Cury Neto. Todos, indistintamente, hipotecaram solidariedade aos objetivos da campanha.

O Presidente do Legislativo Botucatuense, vereador André Rogério Barboza, o Curumim, também se colocou ? disposição das autoridades envolvidas nesse desafio, aliás, as suas colocações foram bem parecidas com as da maioria dos oradores da noite: “… não estamos apenas em uma campanha e sim numa missão em que cada um tem que fazer a sua parte…”.

Minutos antes do grande anfitrião expor o seu “pensar” a respeito de um assunto tão preocupante que, inclusive “chacoalhou” os maiorais da ONU, uma breve explanação de uma voluntária, que vem contribuindo enormemente na preparação dos jovens neste sentido (a renomada Docente de Pediatria, Doutora Maria Auxiliadora Macedo Gabarra), ganhou aplausos dos convidados. A referida professora é coordenadora de um projeto (CRESCER SEGURO) realizado em alguns colégios e creches; aliás, essa valorosa médica conseguiu mobilizar um grande número de pessoas, no Largo da Catedral, no sábado seguinte (24/09), com o objetivo de oferecer, aos motoristas, um adesivo da campanha com os dizeres: “TRÂNSITO MAIS SEGURO DEPENDE DE TODOS NÓS – EU COLABORO!”.

A entrega simbólica de certificados a Professores e componentes da Guarda Municipal que, desde o ano passado, executam, com muito sucesso, o programa “SE ESSA RUA FOSSE MINHA”, foi outro fato prazeroso desse encontro.

Aí chegou a vez do colega Igor Medeiros, profissional da Imprensa escolhido para “mediar” todos os lances dessa grande parceria do bem, anunciar a participação de quem (exatamente como foi anunciado) dorme, respira e acorda pensando num trânsito melhor: o Secretário Vicente Ferraudo.

Bastante emocionado e, “pra” lá de comprometido com todas as propostas discutidas na noite – afinal ele é o responsável pelo “fardo” que a cidade vem carregando há algum tempo – esse importante membro do colegiado que administra o nosso município, fez questão de valorizar a sua equipe de trabalho, muito especialmente, aqueles que estão nas ruas; falou da sua felicidade em estar num evento com todos os seus parceiros e de estar imbuído para que mudanças efetivas, realmente possam ocorrer para melhor e, por último, pediu para que todos se unam nessa corrente. Segundo ele, só assim conseguiremos, de fato, diminuir os acidentes de trânsito.

Enfim, como já vem sendo rotina por aqui, os projetos do bem, sempre ultrapassam todas as expectativas, no quesito sucesso; com certeza a nossa sempre solidária e hospitaleira “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS” conseguirá dar aos mentores desse “baita” projeto respaldado pela ONU, os melhores subsídios possíveis.

Parabéns Botucatu, por abraçar um compromisso dessa envergadura. Parabéns, querido secretário Vicente Ferraudo, pelo resultado alcançado numa “empreitada” que é de todos nós e por “juntar” tantas pessoas expressivas e comprometidas, numa única discussão.

Êta “nóis”! Perdemos outro amigo. Minha saudação desta semana, outra vez, é endereçada em forma de homenagem póstuma. Hoje, abraço carinhosamente, uma pessoa que, além de assíduo leitor das minhas narrativas semanais, era um grande orientador (em todos os níveis) do meu modo de ser e da minha maneira de enxergar a vida. Que pena! Uma figura sempre notada nas serestas realizadas nos clubes sociais, por ser um dos maiores “dançarinos” da cidade, nos deixou para ir morar no céu. Até qualquer dia, querido amigo e eterno vereador, José Ramos.

Com o mesmo carinho felicito o garotinho Gustavo H. Machado, filho do casal de amigos, Maria Cristina e Doutor Paulo Machado, que completou um aninho de vida, no último dia 4.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com