ROTARY CLUB RECEPCIONA PRESIDENTE DA FAMESP

Um tradicional congraçamento organizado no Rotary Club de Botucatu, uma importante e respeitável entidade que presta relevantes serviços ? comunidade e que tem ? frente, entre outros rotarianos, o presidente Professor João Manuel Grisi Candeias, recepcionou na noite da quinta-feira passada (08/03), o senhor Diretor Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar – FAMESP, Doutor Pasqual Barretti.

O objetivo desse encontro – bem programado pelo Doutor Augusto Cesar Montelli, um dos professores mais respeitados dentro da UNESP, “peça chave” na consolidação da saudosa FCMBB (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu) e rotariano de “carteirinha”, foi mostrar aos seus parceiros o desempenho da FAMESP no cotidiano do Hospital das Clínicas, na sociedade e, muito especialmente, a efetiva atuação na área social.

De maneira singular e bastante simples, como já é de costume, o mestre Pasqual demonstrou todo o seu diferencial, o que confere, ao longo do tempo, tanta credibilidade ? fundação e que acabou se transformando num “prato cheio” para as pretensões do Rotary que sempre se mostrou voltado para o desencadeamento de projetos que visam uma melhoria da qualidade de vida da nossa gente.

Com muita firmeza ele atentou para as parcerias propostas pelo governo estadual no tocante ao gerenciamento de várias instituições de saúde do município e da região (o Hospital Sorocabana, os AREs, o Pronto Socorro Municipal, a Maternidade Santa Isabel de Bauru, entre outras); fez questão de mencionar a importância da valorização do FUSS – Fundo Social dos Servidores da Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas e FAMESP, entidade assistencial que cuida de, aproximadamente, quatro mil vidas, oferecendo um serviço de qualidade em diversas especialidades; orgulhou-se em falar do atendimento humanitário oferecido pelas Casas de Apoio (cinco ao todo), um empreendimento da FAMESP que “abriga” pacientes de diversas localidades do país, que vêm a Botucatu para tratamento de saúde, cuja capacidade consiste em 99 leitos e, por último, declarou-se honrado com a “chamada” recebida.

Também a convite do renomado Professor Montelli, marquei presença por lá, ao lado do menino Fernandinho Pagnim e devo confessar que passei algumas horas de muita alegria e uma satisfação incontida. Primeiro, porque revi um “montão” de amigos e admiradores daquilo que tento levar adiante em prol de um mundo melhor e, mais propriamente, pelo fato de sentir, nas palavras do Doutor Pasqual (senão, o maior, um dos mais brilhantes parceiros das coisas do bem), o comprometimento da FAMESP com as causas sociais.

Evidentemente que a noite não estava reservada apenas para a explanação do dirigente da FAMESP e, muito menos para o apetitoso jantar oferecido aos presentes; outras “atrações” faziam parte do cronograma rotineiro lá no habitual prédio da famosa Rua Prefeito Tonico de Barros, uma das quais a indicação do ganhador do prêmio MÉRITO SOCIAL de 2012; aliás, essa escolha feita pelos componentes do quadro de rotarianos, do cidadão que mais despontou no ano passado, conseguiu “chacoalhar” a todos. Eis que, desta vez, quase unanimemente, o Doutor Francisco Marins foi o escolhido por sua atuação frente ao projeto de construção do Hospital de Prevenção do Câncer em Botucatu. Parabéns, renomado escritor, por tão nobre conquista.

Exatamente como disse na oportunidade a mim reservada nessa reunião, em forma de discurso, volto a parabenizar todos os rotarianos pela maiúscula participação em todos os programas implementados pelo clube (em todos os sentidos) e, principalmente, por valorizar a reunião daquela noite, com a presença de um dirigente extremamente comprometido com o mundo do bem e, mais ainda, um cidadão que tem a consciência de que está passando pelos cargos que ocupa e, mesmo assim, a todo custo, o faz de forma bastante séria, democrática, responsável e sempre pautando da justiça.

Através do ex-governador do ROTARY, meu amigo Paulo Firmino, presente naquele encontro e do também amigo e flamenguista dos bons Doutor Monteli, ambos leitores dos meus “contos” semanais, cumprimento todos os rotarianos pelos 72 anos de profícua existência do ROTARY CLUB BOTUCATU.
Meu afetuoso abraço desta semana é endereçado a um companheiro de longa data, do mundo da bola, leitor assíduo dos meus “causos” e o mais novo proprietário do “Recanto Caipira”, localizado lá na vila dos médicos: meu amigo Luciano do Bar do Caipira.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemão.famesp@gmail.com