QUEM TRABALHA, SEMPRE CHEGA EM PRIMEIRO LUGAR?

“Eita nóis”! Esta pergunta, por sinal, bastante sugestiva fez parte do discurso de um convidado de honra (Caio Paganini Burini, Diretor da PRF 8 Rádio Emissora de Botucatu) ao evento que reuniu, num clima “pra” lá de animador, um “montão” de crianças, na manhã da última segunda-feira (19/10), nas dependências do Grupo Escolar Angelino de Oliveira, na progressista Vila Antártica.

            Este questionamento, segundo o Diretor da Emissora mais antiga da cidade, foi feito a um ilustre participante de uma competição de atletismo (Paulo Sérgio Alves, Secretário de Descentralização do Município), realizada em anos anteriores, aqui na terrinha, que, mesmo “fadigado” depois de um prova, encontrou forças para responder: “QUEM TRABALHA NEM SEMPRE CHEGA EM PRIMEIRO LUGAR, MAS COM CERTEZA, CHEGA COM DIGNIDADE”! Que coisa linda de se ouvir, ainda mais, num ambiente cheio de crianças!

            Evidentemente que o amigo orador – que de um jeitinho bastante emocionante relembrou dos tempos em que o seu tio, o saudoso Doutor Plínio Paganini dirigia a F8 e, um pouco mais adiante, abraçou afetuosamente o “comandante” daquela solenidade, o radialista Neder Filho – por saber que o “dono” desta preciosa resposta estava entre a gurizada, aproveitou a oportunidade para abrilhantar, um pouco mais a sua fala e, ao mesmo tempo, homenagear o querido Paulinho da OP; no entanto, não tenho dúvidas em afirmar que muitas daquelas crianças, ao ouvirem aquela frase por completo, entenderam o real sentido da dignidade.

Muitas autoridades (Professora Alessandra Luchesi de Oliveira, Secretária de Educação; Professor Antonio Luiz Caldas Junior, Vice-Prefeito Municipal; vereador Isaias Colino; Professora Eliane Severino Pacheco; um “punhado” de Secretários do Governo Municipal e outro tanto de professores da rede pública) marcaram presença nesta festa que serviu para homenagear os alunos da Escola “Angelino de Oliveira”, a primeira Instituição de Ensino Municipal, a conquistar, nesses 57 anos de realizações dessa competição, o título de campeão dessa tradicional Olimpíada Infanto-Juvenil, que leva o nome do saudoso radialista Plínio Paganini. Algumas fizeram o uso da palavra; claro que por pouco tempo – afinal tratava-se de um evento realizado num dia em que a meninada estava em aulas -porém, todas deixaram uma mensagem muitíssimo positiva àquelas crianças, especialmente aos grandes campeões.

Nesta mesma solenidade as botucatuenses Ivone Rossi, Zélia Menegon Ramires e Vera Rabelo, campeãs estaduais do JORI – Jogos Regionais do Idoso, também acabaram homenageadas por suas valiosas conquistas.

Fechando com “chave de ouro” este grande acontecimento, o CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos, na ocasião representada pelas coordenadoras Débora de Fátima Abreu e Tayane Viana Damaceno Alho, premiou cada um dos 47 alunos vencedores com um CURSO DE COMPUTAÇÃO. Que “baita” exemplo de incentivo esta valorosa instituição de qualificação e capacitação profissional dispensou aos alunos campeões!

Quem esteve por lá, com certeza, curtiu uma manhã encantadora, repleta de alegria, visto que incentivar a educação e compartilhar os frutos de uma conquista desta grandeza com crianças é muito prazeroso.

Nada como um “causo” deste, que nos motiva a acreditar num futuro melhor para registrar e abraçar calorosamente os meus mais novos “filhos” Luana Gualhardo Favero e Guilherme Fernando dos Santos que fizeram juras de amor eterno, um ao outro, na noite da sexta-feira que passou, lá no belo Santuário da Cúria Metropolitana.

Tão logo o mais novo casal botucatuense recebeu as bênçãos divinas na Capela do Santuário, o Salão de festas do Bufett SABOR & MORDOMIA, de propriedade do meu querido amigo Samir Abdallah, localizado nas imediações da Rodovia Castelinho, ficou pequeno diante da grandeza da festa oferecida aos convidados. Aliás, o “menino de ouro” Rodrigo Montenegro, simplesmente, “arrebentou” na animação da noite. O moço que, no mês passado, apresentou-se no Programa do Ratinho, no SBT e gravou uma apresentação – que será exibida daqui alguns dias no programa “SE VIRA NOS TRINTA”, do DOMINGÃO DO FAUSTÃO – “chacoalhou”, por várias horas, todos os presentes. Foi lindo demais! 

Por fim, abraço carinhosamente cinco leitores assíduos dos meus contos semanais: meus amigos samanuelenses Flavinho Silva, ex-prefeito daquela localidade; Major Rubim; Doutor Dener Caio Castaldi, Eduardo Fantasia e o responsável pelo financeiro da ASU – Associação dos Servidores da UNESP, Rodrigo Magorpo. No último sábado, por telefone, esses amigos me honraram imensamente ao tecerem elogios ao meu último texto publicado aqui nesta coluna.

Com satisfação idêntica abraço outro grande companheiro do meu dia a dia, também leitor frequente das narrativas que faço aqui, ali e acolá: o grande oncologista Doutor Sebastião “Tiãozinho” de Almeida Pinto Filho, um dos mais refinados frequentadores do “Recanto Caipira”.

 

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com