QUE “BAITA” FINAL DE SEMANA!

Prezado leitor, a vida moderna está sendo nada fácil, no entanto, mesmo com toda dificuldade que temos enfrentado para sobreviver, dia após dia, vez ou outra, somos agraciados com momentos inesperados, “pra” lá de agradáveis.

Pois bem, mesmo tendo deixado de lado as delícias oferecidas pelo aconchegante Bairro da Mina, um “cantinho” especial da cidade onde os seus “hóspedes”, nos finais de semana, buscam energias para continuar “tocando a vida”, devo confessar que curti um final de semana prazeroso ao participar de três grandiosos eventos realizados aqui na terrinha, todos no Distrito de Rubião Junior: a entrega de 71 moradias, ao lado do movimentado Bairro CAIMÃ; A 5ª Festa do Agricultor e a “boa” notícia dada aos moradores do Califórnia 2.

Logo pela manhã do sábado, ao lado de um “montão” de amigos, um “punhado” de secretários do governo municipal e outras tantas autoridades (entre as quais os meus amigos João Cury Neto, Prefeito Municipal e o Secretário de Habitação do Município, José Carlos Broto), curti a entrega dessas moradias às famílias daquele populoso lugarejo. Que legal! Não dá para dimensionar a alegria sentida por um trabalhador quando recebe as chaves da sua real moradia! Sem comentários!

No mesmo dia, no período da tarde, lá na Fazenda Drago Ranch, de propriedade de um dos maiores nomes do MUNDO DA SOLIDARIEDADE da região, meu amigo Eraldo Drago, um pecuarista muito respeitado em vários cantos do Brasil, estive, juntamente com outros parceiros, desfrutando as maravilhas deste tradicional encontro de agricultores e pecuaristas da nossa região que, por sinal, remeteu-me àqueles tempos (década de 60) em que festanças desse nível aconteciam lá nas imediações onde hoje está estabelecida uma das nossas mais belas riquezas: o CAFÉ TESOURO. Quem não se lembra das saudosas Exposições Agropecuárias?

Lá, numa parceria entre a Secretaria de Agricultura do Município, SENAR, Defesa Agropecuária, CATI e Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento e, em meio à muitas surpresas agradáveis ocorreu a 2ªAGRITEC (Feira Agropecuária, Tecnológica e Cultural) e a 5ª Festa do Dia do Agricultor. Como nos anos anteriores, tudo se realizou num clima “pra” lá de satisfatório.

Quanta coisa boa foi oferecida às milhares de pessoas que lá permaneceram o dia todo para desfrutar das maravilhas proporcionadas pela malhada e não reconhecida (principalmente pelos poderosos do Governo Federal) comunidade de trabalhadores da AGRICULTURA e PECUÁRIA.

Teve comida das boas; “redondinhas” aos montes; muita música (a famosa dupla caipira, Craveiro & Cravinho e o Botucatuense Luiz Guilherme, incumbiram-se de alegrar os presentes) e uma animação de espantar. Aliás, mais uma vez o “caipira” mais nobre do município, meu particular amigo Zé Piranha, de novo “arrebentou” no comando do cerimonial onde também estavam outras ilustres personalidades, o digno Secretário Estadual da Agricultura, Deputado Arnaldo Jardim; o Prefeito Municipal João Cury Neto; o Deputado Estadual Fernando Cury; o Secretário Municipal da Agricultura, meu amigo Milton Bosco e um “punhado” de outras autoridades e pré-candidatos a Prefeito, na próxima eleição aqui na terrinha.

Parabéns a todos que, direta ou indiretamente, deram a sua contribuição para que essa tradicional festa, mais uma vez, atingisse sucesso absoluto.  

Para encerrar a semana, naquela domingueira, fui prestigiar a entrega de alguns benefícios ao povo que habita o charmoso condomínio Califórnia 2. Ali, o “bicho pegou”. O clima de contentamento foi ainda maior, a insatisfação generalizada dos condôminos em relação a algumas pendências no loteamento que já duravam anos, chegou ao seu final.

Muita gente de prestígio da sociedade “botucuda”, componentes do governo municipal, entre eles, o Prefeito João Cury e demais autoridades como o Superintendente da Sabesp, Mário Pardini Afonseca; vereador André “Curumim” Rogério Barboza; Professor Emérito da Faculdade de Medicina, José Carlos Souza Trindade, entre outros, compareceram naquela manhã todinha ensolarada na residência do meu amigo Valdir Aparecido Cunha, digno presidente da Associação de Moradores do Califórnia, local escolhido para este grande encontro de reivindicadores que fizeram toda a diferença.

Graças a Deus e ao comprometimento do Poder Público que sempre está aberto a atender as solicitações dos munícipes, somadas ao excelente atendimento oferecido aos usuários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, a alegria voltou a reinar por lá. Os moradores daquele povoado passaram a receber água de excelente qualidade da responsável pelo fornecimento. Glória!

Gostoso de lembrar, as palavras (todas verdadeiras) direcionadas ao Ex-Reitor da UNESP, José Carlos Souza Trindade, através do discurso do nosso alcaide. Além de merecidas, foram muito aplaudidas, uma vez que o comprometimento dele em resolver esse problema, o mais rapidamente possível, sempre foi transparente e declarado.

Como admirador profundo desse ser humano que, cotidianamente, nos oferta mostras de como viver bem e para o bem, confesso que fiquei imensamente feliz em vê-lo recebendo uma homenagem dessa grandeza. Parabéns, caro amigo, Professor José Carlos Souza Trindade, por todo reconhecimento.

Finalizando este conto, abraço, afetuosamente, um dos grandes responsáveis pelo êxito que a 5ª FESTA DO DIA DO AGRICULTOR conquistou neste ano, meu amigo Eraldo Drago. Que venha a próxima!

Com carinho idêntico, abraço outro “homem do campo”, herdeiro de uma das famílias mais dignas da nossa hospitaleira “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS” (a família Spadoto) que, para minha felicidade, acompanha fielmente minha coluna aqui neste Diário: meu amigo Tadeu Spadoto.

 

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com