PROFESSOR PASQUAL BARRETTI ASSUME A PRESIDÊNCIA DO GRUPO ADMINISTRATIVO DO CAMPUS

Com muita expectativa – pois a cada dois anos, a “Prefeitura do Campus” troca o seu comando e muito se espera do novo “Prefeito” – grande parte do quadro de servidores da UNESP, lotado na Administração Geral e setores diversos das demais Unidades Administrativas, prestigiaram, na tarde da última sexta-feira (26/02), a posse do Professores Pasqual Barretti e José Paes de Almeida Nogueira Pinto (Presidente e vice, respectivamente) que terão a missão de administrar toda a área que compõe o Campus Universitário de Rubião Junior e da sempre bela e charmosa “Fazenda” Lageado.

Simples, porém alegre e festiva demais; assim posso dizer que foi essa solenidade que contou também com a presença dos diretores da FCA – Faculdade de Ciências Agronômicas Professores João Carlos Cury Saad e Carlos Frederico Wilcken; do Superintendente do Hospital das Clínicas, Doutor Emilio Carlos Curcelli e do Diretor Presidente da FAMESP, Doutor Antonio Rugolo Junior.

Como sempre acontece em todas as solenidades de posse, muitos dos presentes fizeram uso da palavra, inclusive a Presidente cessante Professora Maria Dalva Cesário, Diretora do Instituto de Biociência que, de um jeito bastante emocionado, agradeceu todos os funcionários que fizeram parte da sua equipe; se desculpou por não fazer uma “prestação de contas” adequada e finalizou desejando muita sorte aos novos comandantes. Meu eterno representante Antonio Roberto Mauad, o Toni Turquinho, em nome dos servidores, também deixou a sua mensagem.

Por sua vez, o mestre Pasqual, um unespiano que, apesar da pouca idade, já ocupou e continua ocupando os mais importantes cargos dentro da Instituição UNESP, ou seja, Diretor da FMB; Diretor Presidente da FAMESP; Diretor do Hospital das Clínicas; várias vezes, representante da categoria em diversos colegiados da FMB, HC e, principalmente da Universidade (atualmente faz parte do Conselho Universitário, do CADE e preside a Comissão de Orçamento da UNESP), ora empossado neste importante cargo, foi “curto e grosso” como popularmente se diz. Bem simples, com o peculiar jeitão interiorano depois do seu belo discurso deixou a sua mensagem aos seus novos aliados: “… quero um “time” sempre abraçado; não compactuo com coisas erradas e prezo muito por um ambiente de trabalho, de paz e harmonia entre todos os meus colaboradores…”.

Queridos colegas servidores da AG (todos, indistintamente), com certeza vocês passarão dois anos memoráveis sob o comando desse exemplo de ser humano (merecidamente, capa da revista TOP DA CIDADE, de Itapetininga deste mês; por sinal, uma bonita história de vida nela foi relatado), porém, como funcionário antigo da nossa querida e eterna “faculdade” (afinal, nasci aqui profissionalmente) e como conhecedor profundo das qualidades desse profissional que esbanja competência, preciso dizer-lhes, apenas uma coisa – aliás, exatamente o quê tinha dito aos funcionários da Faculdade de Medicina quando da eleição deste médico “pra” lá de conceituado; administrador solidário, extremamente voltado para o bem das pessoas; carismático; justo e, acima de tudo, um cidadão que exige dos seus colegas subordinados o mesmo cumprimento do exercício da cidadania, durante a sua posse a Diretor naquela que é a maior Unidade Universitária de toda a UNESP: o “home” é muito justo, cobra muita dedicação e lealdade dos seus colegas de trabalho, e adora receber críticas, no entanto, exige que todas venham acompanhadas de idéias ou saídas para a possível solução do problema.

Feliz gestão, grande companheiro de lutas em prol do bem comum, caro amigo Professor Doutor Pasqual Barretti!

Meu especial abraço desta semana é endereçado a duas pessoas especiais da minha preciosa galeria de amigos: Doutor Junior Colenci, o “menino” bom de bola, aniversariante do dia 25 passado e o sanfoneiro dos bons, Tenente Coronel Jorge Duarte Miguel, comandante eterno do 12º BPM I, ambos leitores assíduos e admiradores dos causos aqui contados.

Com carinho idêntico abraço outras quinze pessoas de peso, que participaram do tradicional ENCONTRO DOS AMIGOS realizado na noite da última sexta-feira. São eles: Milton Casquel Monti; Fernandinho Cury; João Cury Neto; Marquinhos Monti; Professor Antonio Luiz Caldas Junior; Professor José Carlos Souza Trindade; os Doutores Antonio Rugolo Junior, José Carlos “Bazuca” Cristovan, Trajano Sardemberg, Pasqual Barretti, Ubirajara “Bira” Teixeira, Paulão Silvares e Sérgio Canuto; o empresário Donizeti Manzini e o meu irmão mais novo Mário Pardini. Queridos amigos, fiquei honrado em recebê-los em minha modesta residência! Que “baita” encontro!

Por fim, com muito pesar, rendo todas as minhas homenagens a um cidadão que teve maciça participação em tudo o que aconteceu de bom no Campus Universitário da UNESP em Rubião Junior, desde os tempos da extinta e saudosa FCMBB: o querido amigo Professor Doutor Lupércio de Souza Cortez Junior, meu colega de trabalho por longos trinta anos que, no último dia 25, nos deixou para ir ao encontro do Senhor. Descanse em paz e até qualquer dia grande mestre!

 

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com