PROERD DIPLOMA 1. 600 ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Uma grande festa foi realizada na manhã do último dia 4 de dezembro, no ginásio da A.A. Ferroviária. Na oportunidade 1.600 alunos, de vinte escolas da rede pública (Municipal e Estadual) receberam o certificado de conclusão do curso do PROERD – Programa Educacional de Resistência ? s Drogas e Violência, um projeto da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em âmbito estadual e em parceria com as Prefeituras.

Aqui na nossa sempre atenta “Cidade das Boas Escolas” esse programa é colocado em prática pelo 12º Batalhão da Polícia Militar do Interior e as aulas são ministradas por três componentes desta valiosa corporação: os Soldados PM Pontes, Aline e Benedito.

Prazerosamente, recebi o convite para assistir esta importante festividade. Com muita alegria estive presente e, nas pouco mais de três horas de duração do ato solene, confesso que presenciei alguns lances bastante comoventes; aliás, cenas que, pelo menos um político de “respeito” aqui da terrinha deveria presenciar.

Claro que, por se tratar de um programa educacional dirigido a crianças, ao longo da programação nos deparamos com algumas atrações que fizeram cada um daqueles alunos diplomados explodirem de contentamento. As peripécias do mascote do projeto (DARE) pela quadra do ginásio, por exemplo, mexeram com o ânimo de toda a meninada.

Muito emocionante também foi a apresentação dos professores Pontes, Aline e Benedito. As arquibancadas do ginásio (totalmente tomadas por pequenos cidadãos uniformizados) quase vieram abaixo, tal o carinho que aqueles meninos e meninas demonstraram, através de aplausos, aos seus verdadeiros ídolos.

Não menos comovente foi a entrega de medalhas aos “guris” e “gurias” que se destacaram ao longo do curso. Como é bom sentir o tamanho da satisfação que uma criança sente em ser presenteada, sobretudo com um “troféu” de reconhecimento. Com certeza, eu que fiz parte da mesa de frente guardarei em meu coração cenas que jamais cairão no esquecimento.

“Bão”, tão logo aqueles pequenininhos (aliás, o ginásio da Ferroviária nunca havia recebido um público tão majestoso como o daquela manhã) receberam as suas condecorações, a palavra foi aberta ? s autoridades presentes.

Desde os dizeres do Major Jorge Duarte Miguel, digno Comandante Interino do 12º BPM I, até os da eficiente Secretária de Educação do Município, Professora Alessandra Lucchesi de Oliveira, tudo o quê foi dito, encaixou-se e acabou indo ao encontro, de um jeito bastante positivo, do crescimento desse formidável compromisso social e educacional da nossa gloriosa Polícia Militar com a nossa gurizada.

Volto a afirmar que fiquei honrado pelo convite e envaidecido por saber que ainda existem pessoas que conseguem enxergar nas nossas crianças um amanhã melhor para todos nós. Parabéns a Polícia Militar e a todas as instituições que abraçaram este interessante e necessário projeto do bem.

Envio o meu afetuoso abraço desta semana a três companheiros de estrada, leitores dos meus “causos” aqui contados e que serão parceiros da festa que o amigo Francisco Guedes, o COMBOY NOEL, realizará no campo de futebol de Rubião Junior, no dia de NATAL, a mais de quinhentas crianças daquela localidade: meus amigos, Doutor Mário Colombeli, Romano Bossa e o empresário, José Bonfim, proprietário do “cantinho” mais gostoso para se alimentar bem na cidade, o restaurante CUPIM DA SERRA, lá nos altos da serra de Botucatu.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com