PREFEITO VISITA “CASAS DE APOIO” A PACIENTES ONCOLÓGICOS

O Prefeito Municipal João Cury Neto visitou, na quarta-feira (08/06) as instalações das “casas” que abrigam pacientes oncológicos que vêm a Botucatu para tratamentos de quimio e radioterapia no Hospital das Clínicas da Unesp: as duas Casas de Apoio aos Pacientes Oncológicos do HC, Unesp, Botucatu.

Acompanhado do presidente e vice-presidente da FAMESP, Doutores Pasqual Barretti e Shoiti Kobayashi, respectivamente, e de alguns componentes destas importantes e diferenciadas entidades, dentre elas, o ex-superintendente do HC, Doutor Antonio Rúgulo Junior, o diretor administrativo da Fundação, Doutor Sidney Lastoria e as assistentes sociais, Solange de Moraes e Adriana Henriques Ribeiro, o Chefe do Executivo local conheceu um pouquinho do comprometimento que a nossa FAMESP tem com os usuários do hospital como um todo e especialmente, com aqueles que são acometidos por esta terrível enfermidade.

Foi prazeroso demais “juntar” numa visita desse porte, cidadãos que prezam pelo bem das pessoas. Durante todo o período de visitação, uma verdadeira peregrinação pelos espaços onde “habitam” esses pacientes, o que mais ouvimos foram elogios do jovem Prefeito ? estrutura idealizada nos moldes de um autêntico lar, que é oferecida aos moradores temporários e, principalmente, palavras de orgulho dos representantes da FAMESP, por oferecerem aconchego aos que, num momento de desespero, nos procuram. Na maioria dos casos esses pacientes percorrem longas distâncias e bem longe dos seus lares encontram aqui o tratamento adequado de que tanto necessitam para recuperar a saúde.

Após a visitação das casas, os dirigentes da FAMESP levaram o ilustre político “botucudo” até o local onde hoje funciona a sede das Associações, APTO – Associação de Apoio ao Transplante de Órgãos e Tecidos e aos Pacientes em Terapia Renal Substitutiva – e ABAH – Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso – e também conhecer a nova “menina dos olhos” da Fundação: A Casa de Apoio ao Paciente Transplantado, que está sendo construída ao lado dessas duas entidades.

Ao longo da caminhada, igualmente surpreso com “o algo a mais” que é oferecido, o representante do Poder Público foi demonstrando estar ainda mais admirado diante da sensibilidade e do comprometimento dos dirigentes da FAMESP com os pacientes atendidos no Hospital das Clínicas.
Por sua vez, os dirigentes da Fundação fizeram questão de demonstrar a importância dos programas dessa natureza que são executados; projetos de humanização que compõem o cronograma de atuação dessa instituição de amparo que, com muito arrojo e brilhantismo, dá suportes inimagináveis ao dia a dia do HC.

Durante todo o momento, pelos arredores da sede da Fundação, outras benfeitorias foram discutidas por esses administradores do bem; aliás, muito do que já foi feito através da parceria PREFEITURA/FAMESP acabou abordado com muita alegria, tanto pelo jovem Prefeito, bem como pelos homens que gerem a FAMESP.

Enfim, “nóis” que organizamos este belo encontro de cidadãos que buscam, com muita clareza, ofertar oportunidades de uma vida bem vivida a todos, especialmente aos mais necessitados, outra vez, ficamos honrados com o sucesso desse nosso intento.

Mesmo sabendo que, apesar de não ser nada fácil acompanhar o amigo João Cury por qualquer caminhada, uma vez que, o seu prestígio entre os habitantes da nossa hospitaleira Botucatu é algo anormal, já estamos pensando em convidar a Primeira Dama do Município Raquel Cury para, em companhia dele, também nos visitar.

Com certeza, na semana que vem encontrarei espaço para “falar” um pouco da bonita seresta realizada na Ferroviária em homenagem aos namorados e, mais ainda, para “contar” alguns lances da tradicional Festa de Santo Antonio, realizada entre os dias 10 e 13, em Rubião Junior.

Meu fraternal abraço desta semana é dedicado integralmente a um “unespiano de carteirinha”, um “boleiro” renomado (para a minha satisfação, um grande admirador das minhas atuações voluntárias) com quem trabalhei, por longos 30 anos, na saudosa FCMBB e, que no último dia 10, completou cinquenta anos de uma linda vida conjugal com a senhora Inês Andrade Rodrigues: meu eterno treinador Antonio “Panelão” Rodrigues. Parabéns, queridos amigos por tão sublime conquista.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com