PESSOAS ILUSTRES VISITARAM AS CASAS DE APOIO DA FAMESP

Tive a grata satisfação de receber na manhã da última sexta-feira (12/02), lá nas Casas de Apoio, a ilustre visita do Prefeito João Cury Neto; da Diretora II do DRADS – Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Sueli Isabel Tamelini (que, inclusive, nos sugeriu várias idéias de captação de recursos) e do atual Diretor da Faculdade de Medicina Professor Pasqual Barretti. Pena que o mestre Antonio Rugolo Junior, atual Diretor Presidente da FAMESP – que, juntamente com o amigo Pasqual, são os maiores responsáveis pela existência das casas de apoio – não pode participar deste importantíssimo encontro.

O objetivo dessa visita se deu por conta da triste realidade que, não só “nóis” que administramos esses preciosos empreendimentos sociais estamos enfrentando, mas todas as instituições (sejam elas, públicas ou privadas) existentes neste Brasil SEM RUMO e SEM COMANDO.

Que “prosa” maravilhosa! Que alegria sentir em alguns cidadãos a ânsia que têm em bem servir; em oferecer um serviço de excelência à nossa gente; em contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, enfim, em “abraçar” causas do bem! Como é bom acreditar que nem tudo está perdido neste mundinho repleto de hipocrisia e maldades! É verdade amigo leitor: a Prefeitura Municipal de Botucatu selou mais uma parceria com a FAMESP. Desta vez, ela dará algum suporte, via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para a manutenção da Casa que abriga mães que têm bebês prematuros, e que precisam ficar perto dos filhos para a amamentação. Glória!

Confesso que, não me surpreendi com a notícia que o Prefeito João Cury trouxe para a FAMESP, até porque, desde o dia da posse desse moço, que “mudou a cara” da nossa hospitaleira e solidária Botucatu nos últimos sete anos (mesmo a contragosto de alguns oportunistas), o Poder Executivo Botucatuense sempre foi parceiro de tudo o que ocorre dentro do Campus Universitário de Rubião Junior e do Lajeado. Aliás, como cidadão e com base nessa bagunça que tomou conta do Brasil, nos últimos meses, preciso deixar uma pergunta no ar: uma banana podre, tirando a casca, fica boa? Tem “picareta” travestido de político, trocando de partido como se troca de cueca, ou seja, todo dia. Isso é uma vergonha, como sempre diz o renomado apresentador Boris Casoy!

Não foi essa a única boa notícia que o nosso alcaide nos trouxe naquela manhã. Se Deus quiser, também vem dinheiro do governo estadual (através da Secretaria do Desenvolvimento Social) para a nossa manutenção. Quando da visita do Deputado Federal Floriano Pesaro, atual Secretário desta importante pasta, à nossa cidade, na solenidade dos 10 anos de funcionamento das casas, esse digno homem público prometeu nos ajudar e o amigo João Cury foi o seu “porta-voz” dessa valiosa informação. Ainda este mês as nossas duas assistentes sociais (Solange de Moraes e Adriana Henriques Ribeiro), juntamente com a direção da FAMESP, representada pela também colega Celeste Blanco concluirão toda a documentação exigida pela legislação para que possamos começar a receber os recursos.

Como idealizador (juntamente com a colega Solange de Moraes) deste “baita” programa de humanização que, há dez anos, com a ajuda da FAMESP (que “banca” todas as nossas despesas), ampara grande parte dos pacientes que buscam recuperar a saúde no nosso Hospital das Clínicas, tenho o dever de fazer uma “prestação de contas” e o momento é bastante oportuno.

Prezado leitor, temos três abrigos com capacidade para 114 pessoas (graças a Deus, nesse tempo todo, jamais deixamos de alojar um único irmão que nos procurou); temos um refeitório que recepciona 44 pacientes que fazem hemodiálise no HC; uma Casa que abriga três Associações que prestam relevantes serviços à nossa sociedade (ABAH – Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso; APTO – Associação de Apoio aos Transplantes de Órgãos e Tecidos a aos Pacientes em Terapia Renal Substitutiva, e a LIGA DO RIM) e, por fim, outros três projetos. O primeiro, a “Menina dos Olhos” de todos nós, o Projeto “MULHER FELIZ”, um programa de saúde que acolhe mulheres portadoras de câncer de mama; um outro que dá suporte a funcionários com dependência química e o último, um curso anual que proporciona chances para 25 jovens da comunidade de Rubião Junior, se capacitar na “arte” da informática: Programa de Inclusão Social e Digital. Enfim, este é o nosso bem viver na UNESP.

Antes do meu tradicional abraço semanal quero, de novo, utilizar este espaço para repudiar, veementemente, a “atitude” de determinadas pessoas nojentas, inescrupulosas, larapias de ofício, de péssimo caráter – que, inclusive, julgam os outros pelos seus próprios propósitos de “viver”, ou melhor, acham que todo mundo desvia (fica melhor rouba) dinheiro público como eles – que, desta vez, tentaram jogar no lixo o nome de um político jovem, competente, arrojado (a maior prova é o funcionamento do BOM PRATO SAÚDE no HC) e, acima de tudo, INTEGRO: meu amigo Fernandinho Cury. Olho nessa gente povo de Botucatu. Aqui, como em Brasília, tem muita banana podre!

Desabafos à parte, agradeço carinhosamente os cinquenta e cinco leitores (gostaria de relacioná-los, porém…) que, na semana passada me cumprimentaram (por email, messenger e WattsApp) pelo REPÚDIO que fiz nesta coluna no artigo “SO É ATROPELADO QUEM ESTÁ NA FRENTE”. Queridos amigos, fiquei muito honrado com tantos elogios.

Por fim, abraço de maneira bastante especial, um amigo e companheiro de lutas e lutas, que na quinta-feira passada (12/02), festejou, ao lado dos seus familiares e, em meio à muitas “redondinhas”, mais um ano de vida: meu amigo Antonio Rugolo Junior, um dos maiores pediatras, especialista em UTI NEONATAL que o nosso HC já teve, atual Diretor Presidente da FAMESP. Parabéns, grande Lourão!

Com carinho idêntico cumprimento um belo casal de amigos (Cristiane Baste Florêncio e Laudo Gomes da Silva) que, na noite do sábado que passou, fizeram juras de um amor eterno. Um festão animadíssimo ocorreu lá na gloriosa A.A.Botucatuense. Parabéns queridos amigos! Que Deus esteja sempre ao lado de vocês.

Rubens de Almeida – Alemão

alemao.famesp@gmail.com