Novo pronto socorro da UNESP é inaugurado em grande estilo

É, minha gente, realmente o nosso Brasil é “prᔠlá de brasileiro.

Enquanto 190 milhões de cidadãos se preparavam para assistir a mais um jogo da Copa do Mundo através da televisão, outro grupo de pessoas (evidentemente que bem menor do que o tamanho de qualquer torcida organizada de um desses países disputantes da mega competição internacional) se reunia em frente a um palco também grandioso como os estádios de futebol da África do Sul, nos quais estão sendo realizadas as partidas do nosso tão amado futebol, para entregar oficialmente ? população de toda a nossa vasta região, mais uma “casa de saúde”.

Uma manhã totalmente ensolarada e muito bonita, tipicamente apropriada para o grande feito, reuniu quase uma centena de autoridades das mais variadas localidades do Estado de São Paulo. Claro que o alvo era (e foi) a inauguração do novo Pronto Socorro de um hospital que há muitos anos vem sendo a solução dos problemas de saúde dos habitantes de inúmeras cidades da região – o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP; no entanto, o que vimos foi muito além de uma inauguração, a começar pelas personalidades que marcaram presença neste ato solene programado pela cúpula diretiva da UNESP do Campus de Botucatu.

Como cidadão botucatuense e, principalmente, como funcionário antigo desta instituição que, ao longo da sua “estada” entre as mais conceituadas escolas de formação de profissionais de todo o país, já qualificou milhares e milhares de especialistas em medicina, posso dizer que me senti orgulhoso com tudo o que presenciei, especialmente, depois da explanação do ilustre Secretário da Saúde do nosso Estado, Doutor José Roberto Barradas Barata, um profissional que há mais de dez anos vem respondendo pela pasta mais importante do governo paulista. Aliás, o Doutor Barradas, durante toda sua atuação na Saúde, sempre foi a mola propulsora do dia-a-dia do nosso HC.

Não foi nada diferente quando outras autoridades, dentre elas, o vice-Reitor da UNESP, Professor Júlio Cezar Durigan – um usuário frequente do nosso HC – e o jovem Prefeito Municipal João Cury Neto, enviaram a sua mensagem. Com suas colocações, tanto o representante da Universidade, bem como o Chefe do Executivo botucatuense, enalteceram ainda mais, tudo o que já é notório aqui no Campus Universitário de Rubião Junior.

“Bão”, dizer que a eloquência do digno Superintendente do Hospital, Professor Doutor Emilio Carlos Curcelli, atingiu o estrelato é o mesmo que “chover no molhado”. De barba bem feita (uma anormalidade na vida deste correto profissional) e utilizando toda a “bagagem” adquirida nesses anos todos em que vem convivendo nesse mundo imprevisível e de muitas dificuldades – o da administração de órgãos públicos – o simpático e sempre sorridente amigo Doutor Emilio “arrebentou”. Só não fez chover porque a manhã estava linda demais.

Primeiramente, de um jeito bem peculiar, cheio de elegância, teceu os maiores elogios a todos os seus colegas funcionários, pelos frutos alcançados nos últimos desafios. Um pouco mais além, teve a dignidade de reconhecer os esforços do seu antecessor Doutor Antonio Rúgulo Junior nesse projeto que acaba de ser concluído e, mais adiante, acabou por enfocar a necessidade de se “driblar” os entraves políticos em prol daquilo que os dirigentes se propõem a realizar. Para ele, “nóis”, quando estamos ? frente de uma administração pública não podemos nos render a vaidades partidárias, temos sim é que pedir “tudo” e a “todos”. Por fim, uma bela frase “lançada ao ar” e sob aplausos, fechou com “chave de ouro” a sua brilhante participação naquela solenidade: “Coloquem-nos desafios; vocês terão as respostas”.

Não menos inteligente e legítimo foi o pronunciamento do máximo mandatário da Faculdade de Medicina, Professor Sérgio Swain Muller. Sempre firme nas suas posições, o nobre Diretor da Faculdade de Medicina, entre outras coisas, enfatizou a importância das parcerias em tudo, tanto da Prefeitura quanto da Universidade e, principalmente dos governos Estadual e Federal. No final da sua explanação, uma citação bastante entusiasmada chamou a atenção de todos os presentes e, praticamente, deu a real dimensão do que pode acontecer daqui pra frente com o nosso novo Pronto Socorro: “… com esse novo PS, iremos oferecer um tratamento, não somente com competência, mas humanizado e com estrutura necessária para um bom trabalho das equipes de saúde…”.

A solenidade ainda não tinha terminado; faltava ainda a “declaração” de uma das pessoas mais comprometidas com a saúde da nossa gente, ou melhor, para o evento se encerrar magistralmente teria que se ouvir as manifestações de um dos maiores padrinhos que o nosso hospital conquistou durante toda a sua existência: do Deputado Milton Casquel Monti. Como todos sabem, o deputado Miltinho Monti foi o autor da emenda parlamentar que destinou recursos para a construção deste magnífico complexo de atendimento imediato.

Não deu outra, com muito dinamismo e um equilíbrio invejável, além, é claro, de ser muito aplaudido, este grande parlamentar, entre um e outro agradecimento (fiquei muito feliz em ver dois grandes amigos – Doutor Sergio Canuto e Doutor Ubirajara “Bira” Teixeira – serem lembrados publicamente) falou da alegria em ter conseguido a aprovação dessa emenda que destinou recursos para a construção deste empreendimento maravilhoso e também prometeu continuar nesta caminhada vitoriosa que sempre beneficia o nosso HC com verbas federais.

Pena que outras autoridades, (Professores José Carlos Souza Trindade, eterno Reitor da UNESP; Antonio Luiz Caldas Junior, atual Secretário da Saúde do Município; Domingos Alves Meira, um dos primeiros diretores do nosso Hospital e da Faculdade de Medicina e o Diretor Presidente da FAMESP, Pasqual Barretti) por força do protocolo não tiveram chances de enviar a sua mensagem. Certamente a palavra dessas personalidades abrilhantariam ainda mais esta bonita solenidade.

Enfim, como disse anteriormente, com muita alegria e, acima de tudo, bastante orgulhoso, participei do ato de entrega de uma “baita” unidade hospitalar; um Pronto Socorro de suma importância para um contingente enorme de pessoas dessa nossa vasta região. Então, não me resta outra alternativa senão, dizer, parabéns a todos que estiveram “abraçados” nesta causa que premiou a nossa hospitaleira “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS” e toda a sua enorme região com um novo Pronto Socorro.

Como Deus tem sido muitíssimo generoso comigo, eis que tive a oportunidade de poder abraçar durante essa festividade, um grande amigo, também componente da família unespiana, que acabava de ser agraciado pelo Poder Legislativo Botucatuense, com o título de “CIDADÃO BOTUCATUENSE”, meu amigo, leitor dos meus “contos” semanais e grande parceiro das causas que proponho levar adiante visando o bem comum: Professor Doutor José Ricardo Paciência Rodrigues.

Também com muita satisfação envio um afetuoso abraço ao nobre vereador Reinaldinho Moreira Mendonça, Digno Presidente do Legislativo Botucatuense, com quem orgulhosamente caminho lado a lado em muitas ações sociais desenvolvidas na cidade e que para o meu contentamento, foi o autor da propositura que reconheceu o talento desse ser maravilhoso. Parabéns pelo reconhecimento, querido mestre Zé Ricardo.

Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com