NOSSA HOSPITALEIRA BOTUCATU DESPONTA COMO EXEMPLO DE CIDADE

Ao assistir um dos noticiários de uma respeitável emissora de televisão que cobre, com muito brilhantismo, toda a nossa região (TV TEM), tive a grata satisfação, como filho desta terrinha abençoada, de sentir que a nossa hospitaleira “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS”, mais uma vez, virou manchete em todo o nosso Estado.

De novo, esta encantadora BOTUCATU foi citada, como referência positiva, no quesito SEGURANÇA PÚBLICA, dentre os mais de quinhentos municípios do Estado de São Paulo. Aliás, o jornal “Diário da Serra”, num trabalho muito bonito do colega Cristiano Alves, também mostrou numa página inteira, na edição do dia 21, com detalhes, tudo sobre esse maravilhoso feito, inclusive, entrevistando as autoridades responsáveis pela segurança do município.

Que maravilha! Como é bom saber que, pelo menos aqui, neste “cantinho” aconchegante para se viver, o servidor público (e não funcionário) – aquele que recebe (em dia) os seus salários, em troca de prestar um serviço de qualidade ? nossa gente – esbanja dedicação cumprindo o seu papel.

Obviamente, veio-me ? memória, todos os frutos advindos de uma sólida parceria, firmada em anos passados, quando a cidade foi condecorada com o prêmio de CIDADE MAIS SEGURA, entre os municípios com menos de 150 mil habitantes; aliás, resultado de união inédita em todo o Estado, entre as Polícias Civil, Militar e a Guarda Municipal, instituições que decidiram unir forças em prol do bem estar da nossa gente.

Seria muita ousadia de minha parte questionar o que motiva opiniões equivocadas das pessoas, porém, numa dessas “rodas de amigos” que a vida nos proporciona, soube que a parceria entre essas esferas da Segurança Pública não estava sendo vista com bons olhos por integrantes (dois ou três) de uma dessas corporações. Sem comentários!

Ainda bem que esse projeto foi em frente e, novamente, os frutos continuam sendo colhidos. É agradável demais saber que, outra vez, Botucatu é sinônimo de qualidade de vida. Com certeza, essa reportagem, em tão renomado veículo de comunicação será de muita valia para a continuidade do nosso progresso.

A matéria realizada pelo repórter André Godinho (um moço que o acompanho desde os seus primeiros passos na mídia local) também mostra, com clareza, uma enorme preocupação da população botucatuense com o aumento significativo de usuários de drogas em todos os cantos da cidade.

Essa inquietação da nossa gente (e também, de grande parte da sociedade brasileira) vem chamando muito a atenção do Governo Federal que, esboçou nos últimos meses, diversos programas educativos, com o objetivo de orientar os nossos jovens sobre os perigos que correm ao ingressar nesse mundo que, na maioria das vezes, não tem volta.

Não podemos negar que aqui no nosso município a repressão ao tráfico de drogas tem sido feito de maneira veemente pela equipe do Delegado Paulo Buchignani; é só acompanhar os noticiários da imprensa local para saber que todos os dias são efetuadas prisões de pessoas envolvidas com esse terrível mal que tem castigado inúmeras famílias.

Enfim, outra vez, os botucatuenses, tiveram a honra de ver o nome da sempre solidária Botucatu, em destaque por todo o centro-oeste paulista, como uma das melhores cidades para se viver com segurança.

“Nóis”, que somos filhos desta terrinha maravilhosa, não temos outra coisa a fazer senão, parabenizar todos os integrantes dessas importantes corporações (Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal), muito especialmente, o Doutor Antonio Soares da Costa Neto, Delegado Seccional de Polícia, Capitão PM José Semensatti Junior e Paulo Renato de Souza, ex-comandante da Guarda Municipal que deram a “largada” para que essa parceria entre as forças que cuidam da segurança do município alcançasse todo esse sucesso.

Esta notícia também nos obriga a cumprimentar o Prefeito Municipal João Cury Neto, afinal, tão logo ele assumiu a Prefeitura, uma das suas primeiras atitudes foi reformular toda a Guarda Civil do Município. Hoje é consenso geral entre todos os botucatuenses o excelente trabalho que a Guarda Municipal vem desempenhando.

Carinhosamente, abraço três figuras expressivas do meu grande círculo de amigos: os Doutores Celso Olindo e Adjair Campos e o eterno comandante Capitão Salvador Theodoro. Aliás, esses três amigos que contribuíram sobremaneira no sucesso que a cidade vem conquistando na área de Segurança Pública, são leitores dos meus causos semanais.

Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com