MAIS UM SONHO CONCRETIZADO: O CENTRO DE SAÚDE DO SANTA ELIZA

Quis Deus que um dos cidadãos mais dignos e cheios de voluntariedade nesta hospitaleira e solidária “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS”, Doutor Antonio Carlos Corsi Laperuta, fosse escolhido para ser o patrono de uma das unidades de saúde mais modernas em todo o nosso Estado: o Centro de Saúde do populoso e sofrido Jardim Santa Eliza e adjacências.

Essa “baita” unidade básica de saúde foi inaugurada na manhã do último domingo; aliás, a solenidade, por sinal, repleta de autoridades, ocorreu durante uma interessante programação esboçada pela Secretaria de Descentralização do Município denominada “Prefeitura nos Bairros”.
Que domingo maravilhoso! Quanta novidade boa acabou sendo oferecida aos “habitantes” daquele lugarejo onde a miséria sempre foi coisa farta e que até outro dia não era lembrado por ninguém a não ser por alguns voluntários da terrinha (João Reche, Donizeti Manzini, Cláudio Costa, Dona Terezinha, Maurinho Mágico, José Adelino Filho – o Japa da Sabesp, Vanderlei Martins, Rogério Peres, o Joãozinho da Transportadora Aquário e muitos outros que executavam projetos sociais por lá)! Chegamos até a entregar sopa todos os sábados a pouco mais de 150 famílias carentes, moradoras naquele local.

Também foi muito prazeroso passar algumas horas em meio a um comprometimento claro do Poder Público com a nossa gente e, mais ainda, participar de um ato de reconhecimento a um profissional com quem tive a grata satisfação de trabalhar na saudosa FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu no final da década de 60: meu inesquecível amigo Doutor Corsi Laperuta que, hoje, mora no céu.

Caro leitor, a festa foi linda demais. Ao longo de todo o período matinal convivemos com as mais variadas atrações: muita pipoca, algodão doce, cachorro quente, refrigerantes, muita moda de viola interpretada pelo Grupo de Violeiros da AFRAPE, serviços oferecidos aos cidadãos pelos parceiros desse interessante programa (eu vi por lá o pessoal do SENAI, OAB, SABESP, PROCON, Hemocentro da UNESP, Guarda Municipal, Polícia Militar, CPFL, Caixa Federal, Senac, Sebrae, Posto de Atendimento ao Trabalhador e de diversas Secretarias do governo municipal), um belo trabalho voluntário dispensado ? s crianças daquela região, pela Escola EFAC, de propriedade do amigo Ailton Simão Batista e até uma bonita ação desencadeada pelo, já famoso, grupo de caminhada “Marcha Lenta” que doou pouco mais de quinhentos litros de leite ? Secretaria de Assistência Social do Município. Por pouco não me atrevi a saber “como vai” a minha pressão arterial, na “barraca” da Secretaria de Saúde.

Muitas autoridades tiveram a oportunidade de levar a sua mensagem ao público presente, a maioria delas ligadas ? área da saúde. De maneira bastante emocionada, todas, indistintamente, não pouparam elogios ? queles que contribuíram para a conclusão desse brilhante projeto. Já, outras (como o Presidente do Poder Legislativo Botucatuense, vereador Ednei Lázaro da Costa Carreira), priorizou aplaudir a escolha do Doutor Laperuta como patrono deste importante empreendimento.

Como de costume, a palavra do Prefeito João Cury Neto foi a que mais chamou a atenção dos moradores. Muito inflamado, bastante aplaudido e demonstrando uma felicidade incontida – afinal, além da entrega da mais nova unidade de saúde ? população botucatuense, uma justíssima homenagem era prestada a um dos médicos mais atuantes da nossa cidade – o jovem representante da nossa gente, iniciou o seu discurso mostrando as qualidades do homenageado, fato acontecido com todos que fizeram o uso da palavra.

Para justificar aquela importante inauguração, o nosso alcaide fez questão de reprisar uma frase muito dita durante as últimas campanhas eleitorais: “vamos sonhar juntos”. Para ele, esse sonho vem mudando a cara de toda aquela região. O bairro que não tinha quase nada e contava apenas com um Posto de Saúde que funcionava precariamente num espaço simples, onde tomo mundo “trombava” pelos corredores, hoje conquista um moderníssimo prédio. Uma creche está em funcionamento e a outra para ser entregue. O Fórum é outra gostosa realidade. Isso tudo em quatro anos de governo. O amigo João só não relembrou das diversas caminhadas que fizemos por todas as ruas daquele sofrido lugarejo pedindo um voto de confiança.

Enfim, eu que já havia presenciado a entrega de outras benfeitorias públicas ? população por esta administração, dentre as quais, o moderníssimo Centro de Saúde de Vitoriana e a Creche de Rubião Junior (duas obras modernas e muito bem projetadas), tenho absoluta certeza de que a nossa querida Botucatu está trilhando por caminhos sólidos e promissores. Só acho que a Assessoria de Imprensa da municipalidade, cujo comandante (meu particular amigo Carlinhos Pessoa) que, diga-se, esbanja competência, deveria divulgar mais este brilhante programa (“Prefeitura nos Bairros”) que, sem dúvida alguma, é voltado exclusivamente para o povo e aproxima, sobremaneira, a população dos nossos governantes.

Parabéns Botucatu, por todo esse avanço. Que Deus continue nos direcionando rumo a um crescimento ainda maior.

Meu carinhoso abraço desta semana é endereçado, exclusivamente, ao mais novo “CIDADÃO BOTUCATUENSE”, um político da velha guarda que prestou relevantes serviços ao nosso município; um Corinthiano de Carteirinha que, inclusive, em épocas passadas, foi homem de confiança de um dos presidentes do Timão, o saudoso Doutor Vady Helu; “mil” vezes eleito vereador na terrinha; Presidente imortal de um dos clubes mais tradicionais da cidade, o Rodoviário AC; um malufista roxo que conseguiu ser líder de governo de diversos prefeitos municipais (Plínio Paganini, Lico Silveira e Antonio Jamil Cury) e, por aí se vai: meu amigo Oswaldo Moreira Pagani.

Querido “Oswardão”, por motivos alheios ? minha vontade, não pude comparecer na sua homenagem. Na mesma noite em que você recebeu, com muita justiça, esse reconhecimento do Poder Legislativo, tinha uma viagem programada, no entanto, naquela mesma noite, pedi ao nosso PAI que continue te abençoando e dando forças para que continue repassando ensinamentos a nós, que somos (só um pouquinho) mais jovens. Parabéns, grande e respeitável amigo. Você merece muito mais.

Por fim, meus parabéns ao atuante vereador Carlos Trigo, autor do projeto que premiou esta grande figura humana.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com