FAMESP RECONHECE GRANDEMENTE SEUS COLABORADORES

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar – FAMESP realizou na tarde da última sexta-feira (05/07), em sua sede, um grandioso e marcante encontro de cidadãos do bem.

Este importante evento, por sinal, bastante concorrido, recebeu ninguém menos que duas expressivas figuras da política nacional, o Deputado Federal Milton Casquel Monti e o Deputado Estadual Doutor Fernando Capez, além de diversas autoridades do município.

O objetivo desta festança foi homenagear, de um jeito muitíssimo justo, os ex-diretores da Faculdade de Medicina que, coincidentemente, ocuparam o cargo de Presidente do Conselho de Curadores, cargo máximo dentro da Instituição FAMESP nos últimos trinta anos.

A primeira atração da tarde, exatamente como estava marcado no programa distribuído aos convidados foi inaugurar, na sala de reuniões “Fúlvio José Chiaradia” (outro expoente das administrações anteriores da Fundação), a bonita GALERIA DE FOTOS dos ilustres Diretores Presidentes da FAMESP.

Estiveram presentes os integrantes do então “quadro de memórias”, Doutor Antonio Carlos Amando de Barros, primeiro Presidente da Casa; Professores Nelson de Souza e Antonio Rugulo Junior, que vieram a seguir; o atual Presidente Professor Pasqual Barretti e os vices, que também fizeram história, Professores José Goldberg e Shoiti Kobayasi. Pena que outra referência na vida da entidade (o renomado Professor Herculano Dias Bastos) não pode comparecer por motivos de viagem. Lamentável também, a ausência de representantes da Faculdade de Medicina e do Poder Público numa solenidade desta grandeza.

Não faltou emoção entre os presentes durante todo o desenrolar da cerimônia, inclusive, no momento em que foram mostrados os “retratos” daqueles que contribuíram, sobremaneira, para o crescimento maravilhoso que a FAMESP vem conquistando até os dias de hoje. E, mais ainda, sobraram aplausos a todos os manifestantes que, através do microfone, fizeram uso da palavra para deixar suas mensagens.

Na sequência, o protocolo – aliás, maravilhosamente bem conduzido pelo amigo Vanderlei dos Santos; de fato, o âncora de um dos programas matinais de maior audiência na cidade “A Marreta”, como comandante de cerimoniais, sempre faz a diferença nos grandes eventos – anunciou outra bela atração: a homenagem da FAMESP aos Diretores da Faculdade de Medicina durante a era de sua existência.

Não foi nada diferente. Todos os homenageados presentes (infelizmente, alguns deixaram de comparecer) foram aplaudidos calorosamente. Desde o reconhecimento feito ? Doutora Jussara Marcondes Machado, viúva do inesquecível amigo Professor Doutor Domingos Alves Meira, passando pelas Professoras Dináh Borges de Almeida e Marilza Vieira Cunha Rudge (atual Vice Reitora da UNESP) e pelo Doutor Hamilton da Rosa Pereira (que, representou o Professor Paulo Eduardo de Abreu Machado), tudo, tudo mesmo, foi prazeroso demais de ser visto.

Como é agradável participar de eventos de enaltecimento. O ato do reconhecimento, sobretudo público, dedicado a alguém que se destaca ao longo da sua trajetória de vida, é, sem dúvida, a mais absoluta elegância! Como é gratificante saber que algo positivo que construímos em nossa vida não passou em branco!

Logo depois dos importantes gestos de gratidão terem sido concluídos na sede da FAMESP, uma bonita comemoração entre os muitos amigos dos atuais comandantes dessa progressista Fundação, Doutores Pasqual Barretti e Antonio Rugulo Junior, Presidente e Vice, respectivamente, aconteceu no Salão de Festas da Associação dos Docentes.

Na oportunidade comemorou-se, além da continuidade destes gestores ? frente da FAMESP por mais quatro anos (foram aclamados na última reunião do Conselho de Administração), mais um aniversário do competente e “pra” lá de respeitado “administrador”, Doutor Pasqual Barretti. Acredite: teve até o tradicional “Parabéns a você” entoado sem nem um “bolinho” para ser servido aos convidados. Coisas de uma organização moderna!
Enfim, outra vez, com as graças DELE tive a grata satisfação de presenciar uma solenidade de altíssimo nível.

Parabéns a todos que tiveram a iniciativa de hastear, bem alto, a bandeira do reconhecimento dentro de uma instituição (que não difere de nenhuma das muitas existentes em todos os cantos deste país cheio de desconfortos e injustiças e que, com muita facilidade esquece da importância que tiveram seus trabalhadores e orientadores no seu crescimento e, principalmente, no seu desenvolvimento) forte como a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar – FAMESP.

Meu afetuoso abraço da semana é endereçado a duas personalidades da nossa Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, a nossa sempre progressista UNESP, ambos pioneiros da saudosa FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, Professores Neivo Luiz Zorzeto e o eterno Reitor da UNESP José Carlos Souza Trindade.

Prazerosamente curti várias horas de imensa satisfação ao lado desses queridos amigos. Por sinal, o mestre Neivo, em hipótese alguma, quer saber de envelhecer. Ele continua como quando “pegava” os seus alunos, na década de 70, naquelas fatídicas provas de Anatomia. Sempre de bem com a vida, o meu amigo gaúcho matou a saudade de muita gente neste lindo encontro promovido pela FAMESP.

Com o mesmo carinho abraço outro unespiano de “carteirinha”, um grande oftalmologista da terrinha e, graças a Deus, leitor dos meus “causos” aqui contados: meu amigo Doutor Felipe Jorge Heimbeck.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com