FAMESP, 30 ANOS DE UMA IMPORTANTE EXISTÊNCIA

Numa programação bastante extensa, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar – FAMESP festejou, na semana que passou, os seus trinta anos de uma proveitosa existência.

Muitas autoridades políticas, dentre elas, o ilustríssimo Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Doutor Giovanni Guido Cerri, o Prefeito Municipal João Cury Neto e o seu vice, Doutor Antonio Luiz Caldas Junior e também outras tantas ligadas ? nossa UNESP, prestigiaram as diversas solenidades realizadas pela cúpula da Fundação.

Obviamente que a estada do ilustre Secretário de Estado entre nós transformou a manhã e o começo da tarde da última segunda-feira, no expoente de toda a programação, mesmo porque, algumas dúvidas que a comunidade unespiana tinha em relação ? autarquização do nosso Hospital das Clínicas careciam de esclarecimentos por parte do digno representante do governador Geraldo Alckmin.

Quem acompanhou as manifestações do Doutor Giovanni sobre os mais variados problemas – primeiramente ele compareceu ? Faculdade de Medicina onde participou de uma reunião extraordinária da Congregação e depois, um pouco mais tarde, ? sede da FAMESP – pôde sentir que se trata de um homem público equilibrado, dinâmico, que entende muito da pasta e que dará enorme contribuição para a diminuição do caos que assola o atendimento da saúde da nossa gente em todas as cidades deste sofrido Brasil.

Muito elegante com os repórteres (diferentemente de outras figuras que ocupam cargos idênticos) e, principalmente, com algumas lideranças dos servidores, entre outras coisas, ele falou da satisfação de estar pela primeira vez na sede da FAMESP; de estar imbuído em fazer mais parcerias com a cidade; afirmou que não há risco de demissões de funcionários, pelo fato da autarquização do HC, ao contrário, anunciou que existe um projeto de contratação de 360 servidores pela Secretaria da Saúde.

Acredito que tanto os nossos dirigentes, que aproveitaram a vinda do atual comandante da Secretaria Estadual da Saúde para consolidar o projeto de autarquização do HC e de outras parcerias, bem como, os colegas servidores que, nos últimos meses, estavam assustados e receosos com o que poderia ocorrer daqui para frente, ficaram satisfeitos com a ilustre visita.

“Bão”, as festanças não pararam por aí. Tão logo se encerrou a solenidade na sede da Fundação – que teve até a apresentação de um Coral Musical, composto por funcionários do Hospital Estadual de Bauru – os diretores da FM, HC e FAMESP – infelizmente, sem a presença do ilustre convidado – apresentaram o prédio com dez apartamentos que, num futuro bem próximo, abrigará os pacientes transplantados, ou melhor, a Casa de Apoio ao Paciente Transplantado (com certeza, falarei sobre isso, nas próximas semanas).

Completando a tarde, num verdadeiro encontro de uma família bem unida, um maravilhoso coquetel foi servido a todos os presentes como forma de brindar uma data tão especial como esta.

No dia seguinte, com muita pipoca, refrigerantes, algodão doce e já um pouco longe das autoridades, outra bonita e interessante programação voltada para os funcionários do quadro da FAMESP – que, inclusive, terminou com a maiúscula participação do casal de mágicos e palestrantes, Átila e Rosi – (uma peça teatral bastante animada e uma apresentação de dança) fechou com “chave de ouro” as festividades em comemoração ao aniversário dessa fundação que, com o seu modernissimo modelo de gestão implantada há alguns anos, esbanja seriedade, dinamismo e, o mais importante, um crescimento com transparência.

Parabéns, queridos amigos Professores, Pasqual Barretti e Shoiti Kobayasi, Presidente e Vice, respectivamente, pela maneira séria, competente, equilibrada e as claras com que vocês cuidam dos destinos de uma Instituição de tamanha envergadura, mais especialmente, dos profissionais que nela trabalham. Parabéns, Professores Sidney Lastória (Superintendente Administrativo) e José Goldeberg (Superintendente Financeiro) pelo suporte dispensado nesse sucesso que a Fundação vem conseguindo nos últimos tempos.

Não tem como se esquecer de figuras expressivas que também deram a sua contribuição para que nossa FAMESP se transformasse nessa potência que hoje ela é. Prezados “mestres”, Domingos Alves Meira (o eterno “paizão”), Herculano Dias Bastos, Nelson de Souza e Antonio Rúgulo Junior (todos, ex-presidentes), os senhores também fazem por merecer a nossa admiração.

Sem dúvida alguma, o eco daqueles aplausos durante a cerimônia, acabou, em forma de gratidão, indo ao encontro de todos que motivaram o seu desenvolvimento.

Nada melhor do que um “conto” desse para “encaixar” o meu afetuoso abraço desta semana e enviá-lo a um casal de amigos que prezo demais: Doutor Marco Antonio Colenci e sua esposa Ana Luiza Di Creddo Colenci. Meu garoto Marquinhos foi empossado Governador do Distrito 4310 dos Rotary Clubes. A solenidade de posse aconteceu na manhã do sábado passado, no Salão de Festas do Buffet SABOR & MORDOMIA, lá no Jardim Riviera. Parabéns “menino de ouro” dessa família encantadora chamada Colenci, por tão nobre conquista.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com {/n}