ENFIM, MAIS UM ANO SE INICIA E COM ELE…

É minha gente, mais um ano se foi; e agora, o que podemos esperar deste 2011? Afinal, pela primeira vez na história do país, uma mulher “estᔠPresidente desta República que, apesar de toda a riqueza territorial, vasta flora, fauna e qualidade de solo, continua a perecer com a injustiça social.

“Nóis” que, ao longo do ano que se findou, juntamente com vários amigos, acompanhamos os mais variados tipos de dificuldades enfrentadas por inúmeras famílias aproveitamos os festejos do Dia de Natal e da passagem de ano para descansar ao lado dos familiares lá no tranquilo Bairro da Mina.

Evidentemente que, sobrou tempo para fazer de tudo um pouco, nos dias em que lá permaneci, especialmente, refletir e aproveitar a companhia dos meus “pimpolhinhos” Ana Clara e Netão.

A tranquilidade do local ajudou a fortalecer ainda mais o meu coração – duas coisas me chamaram a atenção e merecem ser citadas nesta coluna, até como forma de admiração e reconhecimento: o oportuno e maravilhoso artigo escrito pelo Professor Bahige Fadel, em sua coluna, na véspera do Natal e a beleza das músicas que marcaram os quarenta anos da dupla CHITÃOZINHO & XORORÓ, contidas no novo DVD desses cantores talentosos.

Como a descontração foi tamanha, a ponto de, distanciarmo-nos um pouco, inclusive de qualquer tipo de inspiração, aproveito esta maravilhosa ocasião para, primeiramente, parabenizar o grande mestre Bahige Fadel por oferecer aos seus leitores (com certeza, são muitos) num dia tão especial, um texto que mostra com clareza a importância de se viver com solidariedade, religiosidade, fraternidade, dignidade, honestidade, bondade e, principalmente, por demonstrar, como cidadão do bem que é, tanta vontade em ver um mundo menos materialista e com muito mais amor.
Já em relação ao belíssimo trabalho dessa dupla (CHITÃOZINHO & XORORÓ) que sempre foi campeã de vendas de discos em todo o Brasil, os meus aplausos, gostei muito de todas as músicas do DVD; jamais vimos tantas revelações da música sertaneja juntas num mesmo projeto. Sem dúvida alguma, alegrarão a alma de muita gente por esse Brasil afora.

Aliás, a última música, “Meninos do Brasil”, maravilhosamente bem interpretada por todos os cantores que participaram da maiúscula gravação é tão especial para a nossa gente que me senti no dever de pedir permissão a esses brilhantes artistas para oferecê-la, em forma de apelo popular, aos políticos brasileiros, em especial ? nossa Presidente Dilma Rousseff que acaba de assumir o comando da Nação Brasileira. Por favor, atentem.

{n} {red}Os Meninos do Brasil {/red}

Composição: Cesar Augusto / Antônio Carlos de Carvalho / José Homero {/n}

{i}Tá vendo aquele menino, que pede um trocado
O outro que limpa o vidro, do seu lindo carro
Aquele que chora de fome e mora na rua
O filho da mulher que vive
No mundo da lua
Tá vendo aquele menino, que não tem carinho,
Achou um amigo bandido, prá não ser sozinho
Tá vendo aquele que chora, com medo da solidão
Dormindo nos cantos da vida, nos braços do chão
Filhos do mundo são eles, em busca de paz
Perdidos em tantas esquinas que são quintais
Esses meninos são anjos ou marginais
Aonde estão seus brinquedos? Cadê seus pais?
Tá vendo aquele menino, com necessidades
Esconde no fundo do peito suas vontades
Aquele que tem pele escura que ninguém quis
Perdeu o direito de um dia, também ser feliz
Tá vendo aquele menino, que fere e mata
Tem ódio de quem só ofende, machuca e maltrata
Tá vendo aquele menino, que ainda ninguém deu valor
Será que um dia, terá um pouquinho de amor. {/i}

Quem sabe esta senhora possa ter a coragem que, nem mesmo o “badalado” ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva teve nos oito anos em que “permaneceu” no Palácio Presidencial: a de valorizar e cuidar das nossas crianças. Parece incrível, mas, nas últimas décadas, em todos os planos de governo daqueles que, através do voto, conquistaram o direito de governar o país, a construção de novos presídios, sempre foi a “bola da vez”. Quanta estupidez!

Meu carinhoso abraço desta semana é endereçado ao amigo Gustavo Aguiar, aniversariante da última quarta-feira (5/01) e a todos aqueles que curtem os meus “contos” semanais. Um feliz 2011 a todos esses leitores especiais.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com{/n}