CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA POLICIAIS

Muito bonitas e “pra” lá de comoventes foram as homenagens recebidas por profissionais da área de Segurança Pública, na noite do dia 29 de abril, na Câmara Municipal de Botucatu. Os vereadores botucatuenses ofertaram a honrada medalha de RECONHECIMENTO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA a doze policiais civis e militares que atuam no município.

A nossa “Casa de Leis” ficou pequena diante da grandeza desse acontecimento realizado anualmente pelo Poder Legislativo com a finalidade importante de enaltecer a dedicação e o alto grau de profissionalismo de policiais compromissados, dia após dia, com a nossa segurança.

Os premiados, um a um foram “apresentados” no cerimonial – aliás, muito bem conduzido pela Diretora da Casa, Silmara Ferrari de Barros – e, em meio a muitos aplausos receberam, das mãos dos vereadores, a bela condecoração.

Encerradas as entregas (todas muito emocionantes) tivemos a oportunidade de ouvir três manifestações distintas de componentes de uma mesa de frente que tinha, além do Presidente da Casa, Vereador André Rogério Barboza, o Curumim, os Comandantes do 12º BPM I, Tenente Coronel José Aparecido Siqueira e do 12º Agrupamento de Bombeiros, Tenente Coronel José Guerxis de Aguiar; o digno Delegado Seccional de Polícia Doutor Antonio Soares da Costa Neto e o Secretário de Segurança do Município – que, inclusive, representava o Prefeito Municipal João Cury Neto – Doutor Adjair Campos.

O primeiro a discursar foi o ilustre Chefe da Seccional de Polícia, Doutor Antonio Soares da Costa Neto. Muito equilibrado, o sempre polêmico Doutor Marvadeza demonstrou um orgulho grande com a honraria de seus profissionais.

Falou dos altos índices de criminalidade que aterrorizava a população botucatuense num passado não muito distante e que, graças ? união de forças entre as polícias civil e militar e o entrosamento entre Poder Judiciário e Ministério Público, aliados ? Guarda Municipal – que, totalmente aparelhada, vem prestando grandes serviços no combate ao crime – encerrou o ano sendo manchete em todo o Brasil como uma cidade que venceu o crime.

Em determinado momento, o ilustre Delegado fez um parêntese na sua fala, para engrandecer a figura do Capitão PM José Semensati Junior, Comandante da 1ª Companhia do 12º BPM I, seu amigo há muitos anos, que foi o grande responsável pela união de forças das polícias no momento crucial que atravessávamos.

Por fim, deixou um alerta a todos: “… não cabe, no momento, nenhum deslumbramento, ao contrário, sabemos que o crime está aí se organizando e é preciso que continuemos unidos, despidos de quaisquer paixões ou vaidades pessoais, pois só assim conseguiremos trilhar na nossa árdua caminhada que é o combate efetivo da criminalidade…”.

Mais adiante, o Tenente Coronel José Aparecido Siqueira, também bastante entusiasmado, citou as qualidades do Delegado seccional e a sua importância no trabalho conjunto que é desenvolvido na cidade; teceu elogios a essa parceria vitoriosa entre as forças do bem; muitíssimo orgulhoso agradeceu a todos os seus comandados, especialmente, os que foram agraciados com a homenagem; contou um pouco do dia a dia da gloriosa Corporação da Polícia Militar e encerrou a sua explanação dizendo que o reconhecimento é sempre o nosso maior salário.

Finalizando a noite, o representante do Chefe do Executivo local, Doutor Adjair Campos, parabenizou todos os homenageados; disse estar feliz em ter feito parte desse grandioso evento e, em nome dos seus comandados, fez um apelo aos vereadores para que também valorizem o trabalho da Guarda Municipal, igualmente relevante para a nossa comunidade, deixando claro o seu contentamento se tal pedido for atendido.

Outro fato que “recheou” ainda mais este maiúsculo projeto do Poder Legislativo Botucatuense se deu por conta da participação do Excelentíssimo Senhor Procurador de Justiça do Estado de São Paulo, ora exercendo o cargo de Deputado Estadual, Doutor Fernando Capez. O ilustre Parlamentar que, por motivos de agenda, não pode comparecer, enviou aos homenageados uma carta parabenizando-os pela justíssima homenagem.

Com muita satisfação transcrevo um trecho da referida mensagem: “… Felicito-os por receber tal homenagem, que, sem dúvida nenhuma, é reflexo do esforço, dedicação, seriedade e disciplina desempenhadas em seu ofício. Sucesso! A sociedade espera muito de cada um dos policiais civis e militares do Estado de São Paulo. Aproveito o ensejo para renovar os protestos de estimas e consideração ao Capitão José Semensati Junior, um amigo realmente vocacionado, que faz jus ? dignidade do cargo que ocupa e ? homenagem que recebe nesta data…”.

Meu carinhoso abraço desta semana é dedicado integralmente a esses brilhantes policiais que, com essa consideração recebida, orgulharam, não só os seus familiares, mas toda a população de uma cidade que virou modelo para se viver bem.

Parabéns, Capitão PM José Semensati Junior, Cabo PM Renato Gonçalves Filho, Cabo PM Leonardo Menezes Denadai, 3º Sargento PM Marcos Roberto Leonardo, Soldado PM (Rodoviário) Anderson Luna, Cabo PM (Ambiental) Alexandre Christófalo, Cabo PM (Corpo de Bombeiros) Eduardo Tavares da Silva, Soldado PM (Corpo de Bombeiros) Márcio Luiz Jorjette, Doutor Paulo Fábio Buchignani (Delegado de Polícia), Valmir Carvalho (Investigador), Caio César Capelli Zanin (Investigador) e Sheila Rossana Bortolozzo (Escrivã de Polícia).

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com {/n}