ANTONIO RÚGOLO JUNIOR É EMPOSSADO VICE – PRESIDENTE DA FAMESP

Na tarde da última quarta-feira (19/10), os Conselheiros da FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO MÉDICO E HOSPITALAR – FAMESP, empossaram o Professor Doutor Antonio Rúgolo Junior no cargo de Vice – Presidente desta importante instituição que auxilia o Hospital das Clínicas da Unesp.

A solenidade ocorreu na Sala de reuniões “Fúlvio José Chiaradia”, localizada na sede da Fundação. Obviamente que foi uma reunião marcante para todos os participantes, por não se tratar simplesmente de homologar a eleição de um cidadão cuja trajetória na área administrativa sempre foi vitoriosa, mas, de consolidar a excelente escolha feita pelos mesmos conselheiros no encontro do mês passado.

Na verdade, o ilustre dirigente, Docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, além de merecedor do prestígio que tem na comunidade unespiana, traz na sua extensa folha de serviços prestados, relevantes participações como administrador.

O estimado Professor Rúgolo, nosso amigo “Lourão”, como carinhosamente o chamamos, já ocupou vários cargos administrativos no Campus Universitário da UNESP, em Rubião Junior, dentre os quais, o de Supervisor do HC e também, por alguns anos, Presidente da própria FAMESP; atualmente esta figura expressiva responde pela direção dos Ambulatórios de Especialidades, os AMEs.

Felizmente, na nossa sempre progressista “Faculdade”, não vem ocorrendo essas lambanças que são frequentes nos quatro cantos deste país contaminado pela corrupção crescente. Graças a Deus, a sociedade universitária, mais propriamente, aquelas pessoas que conquistaram o direito de nos representar na hora de escolher quem irá “falar” por nós, sempre dão o “tiro” certeiro e desta vez, não foi nada diferente.
Claro que os outros dois candidatos (Doutor Paulão Silvares e o Professor Beto Colenci, ambos meus amigos) também são merecedores do maior respeito, porém, a bagagem do mestre Rúgolo pesou na sua indicação.

“Nóis”, que fomos acolhidos profissionalmente, quase no final da nossa carreira, para desempenhar um papel, numa das áreas que a FAMESP mais preza (a humanização), com a obrigação de oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes que buscam socorro no HC, não temos dúvida nenhuma de que esta Instituição – aliás, uma das maiores riquezas (se não for a maior) da cidade – com esta nomeação, continuará nesse crescer sólido e, mais ainda, fazendo por merecer total credibilidade dos órgãos governamentais, em todas as esferas.

Espero conseguir do companheiro empossado, a mesma receptividade que sempre tive do homem público que mais me impressionou nesses 43 anos de serviços prestados ? UNESP – aliás, um cidadão bastante simples, mas, possuidor de uma visão empreendedora muito acima do normal, principalmente quando o assunto é o risco social – meu amigo, Doutor Pasqual Barretti e do competente e sempre prestativo Professor Shoiti Kobayasi, mesmo porque, estamos prestes a inaugurar mais um espaço (o quarto em seis anos) que abrigará pessoas que vêm a Botucatu, na esperança de recuperar a saúde: A CASA DE APOIO AO PACIENTE TRANSPLANTADO. Voltarei a este assunto, na semana que vem.

Parabéns, prezados conselheiros deste respeitável colegiado (Conselho de Curadores) que discute os rumos da FAMESP, por tão importante desígnio. Parabéns, querido amigo Doutor Pasqual Barretti, digno Diretor Presidente da Fundação, pelo “baita” parceiro conquistado e, por fim, parabéns, Professor Doutor Antonio Rúgolo Junior, por Deus ter lhe ofertado um prêmio muitíssimo valioso, mais especialmente, com aquele “jeitinho” que aprendemos curtir nos tempos idos: o bom filho sempre a casa torna.

Meu afetuoso abraço desta semana vai para um ser humano maravilhoso que também tem o dom de salvar vidas (outra “prata da casa”) da nossa Faculdade de Medicina, Doutor Omar Abujamra Junior. Com muita satisfação tomei conhecimento que este amigo de longa data, acompanha, par e paço, toda a minha atuação na cidade, sendo, inclusive, leitor assíduo dos meus “causos” semanais.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com