A ILUSTRE VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, PROFESSOR HERMAN VOORWALD

Nossa cidade recebeu na última sexta-feira (16/08), a visita do ilustre Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Professor Herman Voorwald.
Durante todo o transcorrer daquele dia, o digno Secretário de Estado do governo Alckmin se reuniu com professores e dirigentes de ensino das regionais de Avaré, Botucatu e Piraju, além, é claro, de conversar, por algumas horas, com o Prefeito Municipal João Cury Neto.
Como era esperado, a vinda do ex-reitor e ex-assessor da APLO (Assessoria de Planejamento e Orçamento da Unesp) a Botucatu, foi oportuna e, mais ainda, trouxe um pouco de tranquilidade quanto a equação dos inúmeros problemas enfrentados pelos dirigentes deste âmbito, que têm a missão de oferecer uma educação de qualidade ? nossa gente.
Aliás, estas dificuldades mencionadas fazem padecer não só o povo da nossa região, mas toda a população brasileira; a carência de recursos oriundos do governo federal destinados a esta importante área é algo assustador. A maior prova disso foram os inúmeros protestos ocorridos nos meses anteriores, em diversas cidades brasileiras.
Evidentemente que quando um representante de governo visita um município, seja ele pequeno, médio ou grande, em detrimento da realidade nua e crua, as limitações parecem encontrar saídas positivas, ou chegam a parecer, inclusive, imaginárias, visto que esse “fenômeno”, com o dom da oratória faz parte de uma tal estratégia de “administrar bem” utilizada pelos governantes de alto escalão; entretanto, neste caso, acho que fomos contemplados com efetivo desempenho e verdade.
Tenho convicção de que os responsáveis pelas regionais de educação que conheceram de perto o amigo e Professor Herman ficaram impressionados com o “jeitão” dele discutir os problemas e, mais ainda, ficaram convencidos, neste encontro, de que muitos dos percalços serão solucionados em curtíssimo prazo.
Posso garantir que, a partir dessa visita, ocorrerão dias melhores para toda a categoria de professores, bem como para a solução desse verdadeiro caos que norteia a educação, que integra um dos direitos fundamentais a nós garantidos, prioridade em qualquer governo. Melhora que se vislumbra ainda no seu mandato.
Falo isso com muita propriedade, porque tive o privilégio de trabalhar ao lado deste grande administrador na Reitoria da Unesp, num momento de muitas turbulências, enfrentadas pela Universidade e lá aprendi a admirar o seu talento. Tive a grata satisfação de acompanhar, por quatro anos consecutivos, a execução de muitos dos seus projetos colocados em prática, com objetivo de transformar a Unesp na grandeza que hoje ostenta.
Também não tinha dúvidas de que o mestre Herman deixaria uma mensagem positiva a todos os profissionais ligados a sua pasta, principalmente, no quesito contratações de professores e diretores. Com muita alegria atentei para uma informação do nosso “Diário da Serra”, já no dia seguinte, sobre a promessa de contratação de 30 mil profissionais em todo o Estado.
Também tive a certeza de que ele atenderia as possíveis reivindicações feitas pelo Prefeito João Cury Neto. Primeiramente, porque deixou transparecer a intenção do governo do estado em selar parcerias com os municípios, sobretudo com o jovem prefeito “botucudo”, que é especialista na arte de reivindicar. O resultado disso foi mais uma promessa: a destinação de verbas para a construção de duas creches na periferia da cidade. Palmas, muitas palmas a ambos.
Enfim, nossa acolhedora e solidária “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS”, mais especificamente os profissionais da Educação tiveram a oportunidade de estar, ao lado de um grande representante, ou melhor, de um “baita” cidadão do bem, que mantém afeição pela nossa terra.
Com certeza, daqui para frente, muitas das aberrações que intrigavam todo e qualquer dirigente de ensino, não mais ocorrerão.
Pena que, por problemas profissionais, não pude levar o meu abraço a essa figura maiúscula do governo Geraldo Alckmin. Por sua vez, ele também não encontrou espaço na sua agenda para nos visitar e ir tomar um cafezinho conosco lá na Famesp. Quem sabe, num futuro bem próximo nos encontraremos em outro momento marcante para todos.
Meu fraternal abraço desta semana é endereçado a um companheiro do dia a dia, na saudosa FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, hoje campus da Unesp, meu vizinho de décadas e leitor assíduo dos meus “causos” semanais: meu amigo Professor Luigi Vercesi.
Querido mestre, com muito prazer, brevemente visitarei o nosso Núcleo Assistencial “Joana de Angelis”. Confesso que sempre esperei ser convidado para conhecer de pertinho todas as maravilhas que se realizam por lá.
Com o mesmo carinho abraço um belo casal de amigos que acompanham bem de pertinho os trabalhos sociais que prazerosamente executo com outros colegas aqui na terrinha e, se isso não bastasse, são leitores frequentes dos meus artigos: a competente Secretária de Educação do município Alessandra Lucchesie de Oliveira e a sua outra metade, o meu amigo José Luiz Mariano de Oliveira, o grande Zezo.

Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com