A BRILHANTE AULA DO DOUTOR FERNANDO CAPEZ

Eis que, mais uma vez, o Comandante do Policiamento do Interior 7, Coronel PM Helson Léver Camilli, que tem sob sua responsabilidade 79 cidades do Estado, juntamente com a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar – FAMESP, promoveram, na manhã da última segunda-feira (22/03), uma palestra de altíssimo nível, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina.
Intitulado REUNIÃO PLENÁRIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA, esse “baita” evento destinado, a princípio, ? Polícia Militar, transformou-se num verdadeiro encontro de autoridades (de todos os níveis) e teve como meta levar a todos os presentes, a palavra e a experiência de um dos juristas mais conceituados no Brasil, o Doutor Fernando Capez (Promotor de Justiça respeitadíssimo em todos os cantos do Brasil, que ocupou os mais variados cargos no Ministério Público Estadual, autor de diversos livros e Deputado Estadual – um dos mais votados, no seu segundo mandato), porém, a aula programada “Princípios Constitucionais do Direito Penal”, não ficou restrita ao campo do universo jurídico; quem lá esteve presenciou algo bastante especial.
As pouco mais de trezentas pessoas (policiais civis e militares dos mais graduados de toda a região, Juizes de Direito, Promotores de Justiça, Prefeitos de mais de 15 cidades, autoridades políticas e universitárias, funcionários da UNESP e FAMESP e muita gente importante da terrinha) que tomaram completamente todas as dependências daquele aconchegante Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, viveram algumas horas de muita satisfação. O talento espirituoso de discorrer e lecionar do palestrante , através de muitas brincadeiras (aliás, todas, de muito bom gosto) agradou a todos.
Primeiramente, com sua fineza (tive o privilégio de assistir outras conferências desse grande cidadão do bem, daí o meu conhecimento de causa) o político Capez cumprimentou, um a um, os seus amigos; obviamente que os mais chegados tiveram uma atenção um pouquinho mais detalhada, como foi o caso dos componentes da ONG “O C TEM QUE SABER, C TEM QUE CURAR”, meus amigos Chico Martucci, Doutor José Silvio, Doutor Mário Boato, Eduardo Godinho e Tani Bertozo, todos os diretores desta entidade. Com muito orgulho, também fui agraciado com uma declaração especial de amizade por este ilustre “botucatuense de carteirinha”.
Mais adiante, até como forma de discutir e demonstrar o seu “pensar” sobre alguns pontos conflitantes da nossa Constituição, entre uma e outra brincadeira (que, inclusive arrancaram aplausos da platéia) incrementou na sua apresentação, alguns de seus “causos” vividos na época em que ingressou no Ministério Público. Claro que os inúmeros juristas que ali estiveram se deliciaram com o brilhantismo e os didáticos ensinamentos transmitidos de maneira única.
Em seguida, a palestra tomou o tom motivacional; com recursos hábeis, descreveu situações limite e como os personagens, com sabedoria, safaram-se da “morte”. Entre um relato e outro ele também contou sua trajetória, que sem dúvida, é um exemplo a ser seguido; revelou as estratégias e os obstáculos que transpôs, e o que o fez ser aprovado em 1º lugar, no concurso do Ministério Público, um dos mais difíceis da carreira jurídica.
Com um senso de humor maravilhoso, ele mostrou a todos nós, de um jeito muito simples, como devemos nos portar diante das dificuldades que nos chegam todos os dias e, mais ainda, como devemos lutar para alcançarmos os nossos objetivos.
Confesso que assisti uma aula inesquecível. Foram pouco mais de quarenta minutos de um silêncio total naquele belo espaço. Que maravilha! Como é bom poder desfrutar do conhecimento, da experiência sábia de vida exatamente num momento difícil como este em que vivemos!
Parabéns, Coronel PM Helson Léver Camilli, ilustre Comandante do Policiamento do Interior Sete; Tenente Coronel Vagner Tardeli, Comandante do 12º BPM I; Capitão PM José Semensati Junior, Comandante da 1ª Companhia do 12º BPM I; Professor Doutor Pasqual Barretti, digno Diretor Presidente da FAMESP e demais colaboradores, por todo sucesso alcançado neste evento marcante e grandioso para a nossa sociedade.
Parabéns, Doutor Fernando Capez, pela intensa aula a todos oferecida. Querido amigo, a vida é, de fato, prazerosa demais; quanto mais vivemos para o bem, mais seres humanos bondosos encontramos no nosso caminhar. Que Deus nos aproxime, um do outro, cada vez mais.
Meu carinhoso abraço desta semana é todinho oferecido ao grande presidente do Sindicato dos Comerciários de Botucatu – SINCOMÉRCIO, meu amigo Carlos Negrisoli. Na quinta-feira passada (18/03), o querido Carlinhos juntamente com o também amigo Sérgio Ortiz recepcionaram, no espaço Carbonari, com um apetitoso almoço, o Presidente da Federação dos Comerciários, Luiz Carlos Motta e algumas figuras expressivas do comércio local.

{n}Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com