A BONITA FORMATURA DE PROFISSIONAIS QUE SALVAM VIDAS

Orgulhosamente participei de uma bonita solenidade de formatura, ocorrida na noite do último dia 16, no aconchegante Salão Nobre da Faculdade de Medicina.

Na oportunidade, sessenta e nove profissionais da área de saúde (antes auxiliares, agora técnicos em Enfermagem), todos meus amigos e que, há vários anos, exercem função no nosso Hospital das Clínicas e graças a um esforço pessoal gigantesco, conquistaram seu merecido “cartucho”.

Pena que, no transcorrer do referido curso, alguns episódios indigestos dificultaram um pouco a conclusão deste aprimoramento, aliás, a falta de comprometimento de alguns funcionários públicos é algo assustador em todas as instituições públicas de todo o Brasil. Com certeza, futuramente abordarei essas “aberrações”.

O belo espaço reservado para a realização de eventos grandiosos da FMB ficou pequeno diante da grandeza desses profissionais que salvam vidas, visto o número expressivo de autoridades que compareceram ? cerimônia. No meio delas, destaque para o carismático e competente Deputado Estadual Doutor Fernando Capez.

Exatamente como disse Lourdes Ferrari, diretora do Colégio Maria Vitória, onde os formandos concluíram o curso – por sinal, esta renomada escola de formação profissional, foi contemplada com o prêmio QUALITY BRASIL 2013, dias atrás: “… Já formamos muitas turmas em Botucatu, e, em todas as formaturas, a atenção e o reconhecimento merecido pela conquista ultrapassaram todos os limites de satisfação, porém, sem dúvida, esta foi a colação de grau mais bonita que aconteceu em todos os tempos…”.

Primeiramente, pela excelência na formação da mesa de autoridades (só tinha “fera”). Além do ilustre deputado Capez, os professores Pasqual Barreti, Diretor Presidente da Famesp e paraninfo e Emílio Carlos Curceli, Superintendente do HC da Unesp e patrono; inúmeros diretores do Colégio Vitória; Capitão PM José Semensati Junior, Comandante da 1ª Companhia do 12º BPM I; Doutor Cláudio Miranda, Secretário de Saúde do Município (representava o Prefeito Municipal, João Cury Neto); Paulo Apolo, Prefeito Municipal de Itatinga; Karen Aline Silva, Diretora de Enfermagem do HC, tiveram o privilégio de assistir de frente, todos os lances emocionantes que marcaram positivamente a trajetória de vida desses competentes e autênticos “salva vidas”. Como padrinho da turma tive a honra de fazer parte desse “time” de autoridades.

Bonita também foi a palestra ministrada pelo Doutor Capez. Como de costume, o Promotor de Justiça mais atuante de todos os tempos no Estado de São Paulo “chacoalhou” todos os presentes, inclusive os formandos, com as suas histórias de vida muito bem “contadas”. Disse que sempre que é convidado vem a Botucatu, até porque é um parceiro declarado do nosso hospital (a maior prova disso foi conquista de 800 mil reais junto ? Secretaria de Estado da Saúde para a construção de uma unidade hospitalar ao lado do Hospital Dia); demonstrou estar orgulhoso com a participação em um evento no qual profissionais dedicados subiram mais um degrau em suas carreiras e encerrou sua fala colocando-se ? disposição de todos na Assembléia Legislativa.

Na sequência, o menino Mauro Dias, palestrante moderno que, com certeza, logo, logo, será referência nacional, se incumbiu de “balançar” ainda mais, aquele ambiente festivo. Com seu estilo peculiar e oratória incrível, o “mágico de Deus” como é carinhosamente conhecido, apresentou seus truques da mágica para enaltecer a importância dos alunos premiados para a sociedade.

Foram alguns minutos de muita descontração e alegria, pois definitivamente suas mágicas são “pra” lá de encantadoras. Para encerrar com “chave de ouro” sua espetacular apresentação, o menino mágico deu uma lição de vida e contou um “causo” bastante triste ocorrido com uma família, que, de não aguentar mais tanto sofrimento, um dia buscou a Deus e foi recompensada.

Ele relatou sua própria história de vida. Foi comovente demais!
“Bão” aí chegou a hora mais importante do evento: a entrega dos diplomas aos formandos. Que cena bonita! Como foi prazeroso ver profissionais, amigos de longa data, com anos e anos de dedicação no nosso HC, receber um “troféu” daquele porte! Aliás, em cada “anúncio” feito pelo amigo Vanderlei dos Santos – que mais uma vez “arrebentou” no comando do cerimonial – não faltaram aplausos e mais aplausos e muitos retratos.

A Famesp, através dos seus diretores, em especial do seu Diretor Presidente, Doutor Pasqual Barreti, bem como a Superintendência do Hospital das Clínicas, na pessoa do Doutor Emílio Carlos Curcelli, arcaram com todas as despesas para qualificação desses profissionais.

Meu fraternal abraço desta semana é endereçado a um amigo especial com quem, por alguns minutos, troquei figurinhas lá no belo e aconchegante salão de festas LUZ TROPICAL, de propriedade do meu particular amigo Nilson Ozório, durante a confraternização dos funcionários da Famesp, um grande admirador dos trabalhos sociais que desenvolvo com outras pessoas, um profissional de altíssimo nível, um “boleiro” refinado e por aí vai: o Doutor Paulo Buchignani, competente Delegado de Polícia da nossa cidade. Querido amigo, obrigado pelas palavras a mim dirigidas. Sem dúvida alguma, eu também sou seu fã.

Rubens de Almeida – Alemão
alemao.famesp@gmail.com